Esse é o tema que será debatido na sétima edição do Vozes Responsáveis, série de encontros realizada pela Produzindo Certo que reúne especialistas envolvidos com a produção sustentável
Se perguntarem às principais vozes do agronegócio o que a tecnologia tem a ver com sustentabilidade, certamente dez entre dez responderão que tem tudo a ver. Pode até parecer uma resposta óbvia, pois quanto mais tecnológicas são as cadeias produtivas agropecuárias, melhores tendem a ser a performance das fazendas, a utilização de recursos naturais e a redução de desperdícios. E tudo isso converge para maior rentabilidade do setor como um todo.
No entanto, há inúmeros fatores e particularidades que devem ser analisados para que se tenha o melhor entendimento dessa relação. É exatamente o que vai acontecer na sétima edição da série Vozes Responsáveis, realizada pela Produzindo Certo.
O objetivo do encontro é reunir representantes do agronegócio responsável, especialistas de diferentes áreas, para compartilharem conhecimento, experiências e questionamentos; debater tendências, expectativas e caminhos para construção e a manutenção da produção sustentável do ponto de vista ambiental, social e econômico.
O tema da vez é a relação desse conceito com a tecnologia, também chamada de Sustainable Tech. Essa conexão já começa pela escolha do local onde será gravada a sétima edição do Vozes Responsáveis: o Cubo Itaú. Trata-se de uma comunidade internacional que realiza a curadoria de startups em fase de tração e com alto potencial de escalabilidade para impulsionar os negócios e a economia.
A transmissão será feita pelo canal do YouTube da Produzindo Certo, no dia 22 de junho, a partir das 18h30, quando o público poderá acompanhar o potencial e as perspectivas em relação ao uso de tecnologias dedicadas ao agronegócio e aliadas à sustentabilidade. Para assistir ao debate, basta acessar o canal da Produzindo Certo no YouTube.
O grande destaque fica por conta do conjunto das vozes que participarão do encontro. A julgar pela combinação de afinação, harmonia e sincronismo, essa edição soará mesmo como um grande e potente coral. As “vozes responsáveis” da vez são Beatriz Claudino, gerente de Inovação Aberta da Suzano; Flavio Redi, CEO da Ecotrace Solutions; e Frederico Logemann, head de Inovação da SLC Agrícola.
Pela Produzindo Certo, farão parte do debate Leonardo Pinheiro, head de Inovação e Tecnologia, que inclusive será o mediador do encontro; a CEO Aline Maldonado Locks; e o COO Charton Locks. “Não conseguimos mais dissociar sustentabilidade, produção responsável e comida. Está tudo muito ligado. Todas as empresas têm de investir em sustentabilidade. E aí entra a tecnologia”, destaca Leonardo Pinheiro. “Não conseguimos mais escalar nada em termos de análise de fazendas e produção sem o uso intensivo de ferramentas tecnológicas.”