Live “A Fazenda na Palma da Mão” acontece nesta terça-feira, dia 10, às 19 horas, pelo canal da Produzindo Certo no YouTube
A adoção de tecnologia nas propriedades rurais já é uma realidade. Apesar de conviver com eventuais dificuldades de conexão, produtores de todas as regiões do país incorporam a cada dia novos sistemas para fazer a gestão agronômica, produtiva ou financeira das fazendas. A partir desta terça-feira, dia 10, a tecnologia vai contribuir para que eles possam ter na palma da sua mão também os indicadores e ferramentas para melhorar a sua gestão socioambiental. Isso poderá ser feito através do aplicativo Eu Produzo Certo, desenvolvido pela Produzindo Certo especialmente para os produtores rurais.
A novidade será oficialmente lançada durante a quinta edição da série de lives Vozes Responsáveis, que será transmitida a partir das 19 horas (horário de Brasília) pelo canal da Produzindo Certo no YouTube. Para marcar esse avanço, a empresa organizou uma conversa com especialistas sobre como a tecnologia tem contribuído para tornar a produção agropecuária mais eficiente e também mais responsável. Esta edição da live Vozes Responsáveis tem apoio da Partnerships For Forests (P4F) e do Agrihub.
“Sem a tecnologia, não teríamos chegado onde chegamos”, afirma Maurílio Figueiredo Cristófani, proprietário da Fazenda Barra Grande, de Itirapuã (SP), e produtor de uma linha de cachaças premiadas e reconhecidas pela sustentabilidade no seu processo de fabricação, das lavouras à garrafa. Figueiredo representará os produtores responsáveis na live. Ao lado dele estarão Sérgio Barbosa, gerente executivo da EsalqTec, Daniel Trento, coordenador de Inovação Aberta no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Fábio Silva, líder de AgTech no Agrihub, centro de inovação do Mato Grosso.
Eles trarão diferentes ângulos para a discussão. Barbosa é um dos pioneiros do ecossistema de empreendedorismo em empresas de tecnologia para o agro no Brasil e faz a ponte entre o universo acadêmico e os jovens empreendedores do setor. No Agrihub, ligado à Federação da Agricultura do Mato Grosso (Famato), Silva ajuda a abrir as porteiras das fazendas para que esses empreendedores possam validar suas ideias na prática. Trento, por sua vez, atua na criação de políticas de estímulo ao desenvolvimento de tecnologias para o campo.
“As possibilidades abertas pelas startups voltadas para o agro podem contribuir de forma decisiva para que o produtor conheça mais profundamente suas propriedades e o impacto de cada decisão tomada”, afirma Charton Locks, diretor de Operações da Produzindo Certo, que também participará do evento. “Com a ajuda de novas ferramentas, como o aplicativo Eu Produzo Certo, ele poderá ser mais assertivo na gestão e, com isso, promover a melhoria contínua de seus indicadores em todas as áreas, inclusive a socioambiental”. Locks apresentará, durante a live, as principais funcionalidades do aplicativo e como o produtor poderá se beneficiar delas. Para conhecê-las, basta se conectar na terça, dia 10, às 19h, clicando aqui.
Saiba mais sobre a 5ª edição do Vozes Responsáveis
Veja como foram as edições anteriores da série Vozes Responsáveis