A influência do consumidor consciente na produção sustentável no campo é o tema do painel de encerramento da segunda edição da série VOZES RESPONSÁVEIS AO VIVO
Entre o campo e as prateleiras das lojas ou as mesas dos consumidores, há muitas distâncias a serem percorridas. A primeira delas é a física, medida em quilômetros e talvez a mais fácil a ser superada. Mas há ainda diferenças culturais e de linguagem e uma complexa cadeia produtiva que acrescenta etapas intermediárias na comunicação entre seus dois extremos. Quando o consumidor, em uma das pontas, procura mais informação para tomar decisões conscientes, nem sempre encontra as respostas que deseja. O produtor rural, por sua vez, muitas vezes também não consegue ouvir com clareza os anseios daqueles que, nas cidades, serão o destino final do resultado do seu trabalho.
No meio desse caminho, empresas que se comunicam com as duas pontas têm papel fundamental. Cabe a elas intermediar esse diálogo e fazer fluírem as informações de lado a lado. Quais os desafios e os impactos dessa atuação? Como fazer delas a chave para ampliar a produção responsável e o consumo consciente? Na quarta-feira 31, essas perguntas serão feitas durante a live de encerramento da segunda temporada da série VOZES RESPONSÁVEIS AO VIVO, promovida pela Produzindo Certo para discutir as principais questões relacionadas ao agronegócio sustentável. A visão do consumidor e a relação de agricultores e pecuaristas com ele certamente é uma delas.
A live reunirá representantes de empresas com diferentes perfis, mas expertise na comunicação com o público consumidor. A Nespresso, do grupo Nestlé, por exemplo, foi uma das pioneiras em associar sua comunicação à seleção de produtores responsáveis de café em diversos países. Guilherme Amado, líder do programa de relacionamento com os produtores da marca, será um dos participantes do encontro. Já na Ambev, maior fabricante de cervejas do mundo, esse processo é mais recente, mas as ações voltadas aos fornecedores de cevada e, sobretudo, à qualidade da água começaram a ganhar corpo também nas campanhas feitas para o consumidor. O vice-presidente de Sustentabilidade da companhia na América do Sul, Rodrigo Figueiredo, será um dos painelistas.
O terceiro convidado é Beto Bina, responsável pela gestão das cadeias de fornecimento da empresa francesa de calçados Veja (que no Brasil utiliza a marca Vert), que se tornou um fenômeno de vendas entre consumidores preocupados com a origem responsável das matérias-primas utilizadas pela indústria. “A diversidade de visões e de experiências mostrará que não existe um único caminho, mas que a comunicação entre campo e cidade é fundamental para guiar empresas e produtores em uma mesma direção”, afirma Aline Locks, CEO da Produzindo Certo e anfitriã da live. A moderação ficará a cargo de Luiz Fernando Sá, jornalista especializado em agronegócio e sócio da AgTalk, empresa responsável pela idealização e realização da série.
Conheça melhor quem são os participantes da live:
_Guilherme Amado, Líder do Programa AAA de Qualidade Sustentável na Nespresso no Brasil e no Havaí: formado em Direito pela PUC-SP, tem especialização em Sustentabilidade pela FGV e possui quase 15 anos de experiência trabalhando com o desenvolvimento sustentável. Trabalha na Nespresso desde 2011 e hoje é responsável pelo Programa NespressoAAA de Qualidade Sustentável, um programa de relacionamento com as fazendas que produzem cafés adquiridos pela marca baseado na verificação da qualidade, sustentabilidade e produtividade. Amado foi responsável por atingir a meta de adquirir 100% do café da Nespresso de maneira sustentável no Brasil.
_Rodrigo Figueiredo, vice-presidente de Sustentabilidade e Suprimentos LatAm (zonas América Latina Norte e América Latina Sul) da Ambev: Assumiu a atual posição em agosto de 2015, mas está na Ambev desde 1997, quando ingressou na cervejaria como trainee. Desde então, desempenhou diversas funções em Vendas e Supply. Seus últimos cargos foram: diretor de Suprimentos e Logísticas da América Latina Norte, diretor de Supply para Rússia e Ucrânia, diretor de Logística da Europa e diretor de Gente e Gestão da Europa. Rodrigo é formado em Engenharia Civil pela USP e em Finanças pela FGV. Possui MBA corporativo e participou da turma de 2007 da AB InBev INSEAD-Wharton.
_Beto Bina, responsável pela Gestão das Cadeias Produtivas da marca de calçados VEJA/VERT: Formado em Administração pela PUC-RS, tem mestrado em Negócios de Impacto pela Glasgow Caledonian New York College (EUA). Na Veja, marca francesa que utiliza insumos brasileiros na produção de calçados, atua desde 2019, com foco principal em algodão, borracha, couro e projetos de inovação. Também é fundador da FARFARM, start-up de cadeias produtivas responsáveis, acelerada pelo Fashion For Good, em Amsterdam, e vencedora do Climate Ventures Brasil.
_Luiz Fernando Sá (moderador), sócio da AgTalk: jornalista formado pela UFPR, passou por todas as áreas da produção de conteúdo, como repórter, editor, redator-chefe e diretor em títulos como Interview, Veja SP, ISTOÉ e ISTOÉ Dinheiro. Criador da Dinheiro Rural, uma das principais publicações sobre o agronegócio no país. Em 2014 assumiu também a direção de projetos e mídias digitais na Editora Três. Deixou em 2016 com o propósito de unir comunicação, tecnologia e agronegócio e revelar o que as melhores cabeças do setor estão fazendo para produzir mais e melhor. É também fundador das plataformas de comunicação PLANT Project e Startagro, focadas no agronegócio moderno.