Um dos maiores programas de sustentabilidade para pequenos produtores no país, Responsible Leaf ganha novo site
Um dos mais relevantes programas de sustentabilidade envolvendo pequenos produtores no Brasil, o Responsible Leaf tem, desde esta segunda, 01 de novembro, um endereço fixo na internet (www.responsibleleaf.com.br). Para difundir as ações e as conquistas de cerca de 5 mil agricultores, o projeto desenvolvido pela Philip Morris Brasil (PMB) ganhou uma nova plataforma online, que está disponível aos produtores interessados a adequarem suas propriedades e a empresas que desejam se associar à iniciativa, que tem a Produzindo Certo como responsável pela execução.
A nova página eletrônica traz, de maneira clara e simples, todos os detalhes sobre o Responsible Leaf, que tem como objetivo levar assistência técnica nas melhores práticas socioambientais para os agricultores que integram a cadeia de fornecimento da PMB. A semente deste programa foi lançada em 2019, com a realização de um projeto piloto que envolveu 123 propriedades. A adesão era totalmente voluntária e, a partir da aceitação em participarem do programa, foi feito um diagnóstico socioambiental de cada propriedade, em que indicavam as melhorias necessárias para que elas ficassem totalmente adequadas às melhores práticas de sustentabilidade e às legislações ambientais e trabalhistas.
Com base nestas informações, os técnicos da Produzindo Certo ajudaram os produtores a elaborarem um plano de ação a ser executado para conseguirem essa adequação. Com 95% de aceitação, o programa piloto foi incorporado à política de sustentabilidade já executada há anos pela PMB e estendido à totalidade dos produtores fornecedores. Desde o início de 2021 a PMB e a Produzindo Certo vêm incorporando novas propriedades ao Responsible Leaf. A meta é atingir os mais de 5 mil fornecedores da companhia nos três estados do Sul do País até o final do ano de 2022.
O novo site apresenta todos os passos para adesão ao programa, os diferenciais e os benefícios que ele oferece aos produtores fornecedores, como assistência técnica de profissionais capacitados para auxiliar o agricultor nas questões da produção e sustentabilidade, e o acesso à parceiros estratégicos dos ramos de pesquisa, consultoria, inovação e estratégias. O objetivo é oferecer a eles um novo conceito de parceria para tornar suas propriedades mais sustentáveis e produtivas e, ao mesmo tempo, totalmente adequadas às demandas do mercado e da legislação.
“Estamos muito felizes em receber uma assistência técnica que vai apontar onde podemos melhorar. Tudo que vem pra acrescentar é sempre bem-vindo”, conta Fabiane Beatriz Konze, produtora de Venâncio Aires, no Rio Grande do Sul.
Para saber mais sobre o programa, acesse a página do Responsible Leaf.