Novo app Eu Coleto Certo traz mais agilidade e eficiência à coleta de dados socioambientais no campo
O mês de abril marca a chegada de uma nova era para a análise socioambiental das propriedades rurais. Com o lançamento oficial, pela Produzindo Certo, do aplicativo Eu Coleto Certo, orientadores de campo, técnicos agrícolas e ambientais terão acesso à mais moderna e eficiente ferramenta para coleta de dados e evidências no campo, visando a realização de diagnósticos e o posterior monitoramento das fazendas.
Desenvolvido totalmente pela equipe de Tecnologia e Inovação da Produzindo Certo, o app foi concebido para automatizar e facilitar o processo. “O primeiro grande benefício é operar 100% offline. Ou seja, todas as informações e evidências podem ser coletadas em qualquer lugar a qualquer hora, independente de o profissional que está fazendo o trabalho estar conectado à internet.
“Pensamos na realidade do produtor e do profissional do agro. A gente sabe que, em muitas propriedades, a internet chega só à sede, ou nem isso. A área produtiva e de reserva, que é a que gera dados, raramente está conectada. É ali que o aplicativo precisa estar disponível”, afirma Leonardo Pinheiro, head de Tecnologia e Inovação da Produzindo Certo.
O aplicativo Eu Coleto Certo foi desenvolvido com apoio do Land Innovation Fund (LIF), fundo criado pela norte-americana Cargill, com gerenciamento da Chemonics International, para apoiar e financiar iniciativas dedicadas à produção responsável de soja na América Latina.
A ferramenta é fundamental para atingir os objetivos propostos no projeto selecionado pelo LIF, que visa a ampliação da base de dados da Plataforma, Produzindo Certo (PPC) em 500 mil hectares de terra, democratizando o acesso do produtor rural à assistência técnica em sustentabilidade e à oportunidade de negócios verdes.
UX da Roça
O desafio do time de TI não era pequeno. O novo aplicativo automatizou a coleta de informações para cerca de 100 indicadores avaliados pelo protocolo da Plataforma Produzindo Certo. Alguns desses itens podem gerar novas requisições de informações, o que pode exigir o preenchimento de até 600 diferentes requisitos.
O objetivo da equipe, que foi cumprido, foi tornar essa tarefa simples. Inteligente, o aplicativo apresenta automaticamente novos campos de perguntas relacionados às respostas dadas. Assim, o trabalho que antes era executado manualmente pelos técnicos e que poderia tomar até duas horas para o preenchimento, agora é feito de forma mais fácil e rápida em menos da metade desse tempo.
Totalmente integrado à PPC, o aplicativo carrega automaticamente as informações já cadastradas de cada propriedade. Assim, cada vez que o técnico consultar o app, terá acesso aos dados totalmente atualizados das fazendas, além de toda a base histórica. Da mesma forma, sempre que inserir novos dados através do aplicativo, eles automaticamente alimentam a base de dados da plataforma.
Evidências e imagens podem ser incorporadas diretamente pelo aplicativo, mesmo estando offline. Todas as fotografias e vídeos anexados são georreferenciados, trazendo as coordenadas do local, data e horário em que foram feitos.
Elimina-se, assim, processos manuais, eventualmente sujeitos a erros. “Com isso, temos uma garantia ainda maior da integridade dos dados da plataforma”, diz Pinheiro. Além disso, também não é mais necessário imprimir as informações das propriedades para checagem no local, como era feito anteriormente.
Em fase final de testes no campo, o aplicativo Eu Coleto Certo terá versões para Android e IOS. A ferramenta estará disponível para todos os especialistas de campo da Produzindo Certo, além de orientadores de empresas parceiras e também técnicos que participaram da série de treinamentos em agropecuária sustentável que está sendo realizada pela Produzindo Certo, dentro da parceria com o LIF, em várias cidades dos biomas Amazônia e Cerrado.
Versátil, o app permite customizações para atender às necessidades de protocolos desenvolvidos especificamente para empresas clientes da Produzindo Certo. Várias camadas de segurança garantem que o acesso às informações das propriedades só poderá ser feito dentro de determinados projetos.
A usabilidade também foi uma das principais preocupações da equipe de inovação da Produzindo Certo. “Há situações que a gente só percebe quando usa no campo”, diz Pinheiro. Botões grandes, cores contrastantes e fáceis de enxergar em ambientes com bastante luz solar, por exemplo, foram exigências para tornar a experiência do usuário (UX, no jargão dos desenvolvedores) mais agradável e eficiente. “A gente sempre pensa no UX da roça”, define.