Selo Produzindo Certo oferece a empresas e produtores transparência na relação com o consumidor
Investir na produção responsável, com boas práticas socioambientais, toma tempo e exige recursos de produtores rurais e das empresas do agronegócio. Mas tem muitas recompensas. Uma delas é atender a um mercado cada vez mais exigente e preocupado com a origem de cada produto – e ser valorizado por isso. Para que isso aconteça, é preciso dar visibilidade ao trabalho feito no campo e na indústria. Estampar o Selo Produzindo Certo na embalagem pode ser uma solução nesse sentido.
Desenvolvido para atender a uma demanda de empresas e produtores clientes, o Selo Produzindo Certo garante aos consumidores transparência sobre os processos produtivos envolvidos na elaboração do produto, tendo como premissa a garantia de origem e de boas práticas agrícolas.
“O consumidor está cada vez mais preocupado sobre as origens daquilo que consome. O selo é uma janela para que ele consiga ver isso,” afirma Charton Locks, COO da Produzindo Certo.
“O que a gente espera com o selo é demonstrar transparência na produção, ou seja, aquilo foi produzido observando critérios de sustentabilidade. O consumidor consegue ter mais informações sobre as condições socioambientais sob a qual aquele produto foi feito.”
Essa visualização é feita através de um código QR impresso na embalagem. A partir dele, o consumidor tem acesso a uma página na internet com as informações detalhadas de produção daquele determinado produtos. O selo só pode ser exibido pelos lotes de produtos cujas matérias primas passaram pela verificação da Produzindo Certo.
Para conquistar o direito de usar o selo Produzindo Certo, a empresa precisa garantir que todas as propriedades envolvidas no produto final fazem parte da Plataforma Produzindo Certo. Elas passam por avaliações que incluem visitas anuais ao local, que verificarão o cumprimento de leis ambientais, trabalhistas e de boas práticas agrícolas.
“Nós também monitoramos a propriedade de forma remota através dos indicadores de focos de calor, desmatamento, trabalho escravo, e assim por diante, para certificar que o consumidor receberá uma mercadoria produzida responsavelmente”, explica Diego Pedr’Angelo, coordenador comercial da Produzindo Certo.
Responsáveis e pioneiros
Um dos primeiros a exibir o selo em seus produtos foi o pecuarista Marco Túlio D. Soares, proprietário da Celeiro Carnes Especiais. Ele obteve esse direito para a sua Linha Reserva, de carnes premium. “O Selo da Produzindo Certo vem chancelar o nosso compromisso de entregar qualidade de ponta a ponta”, afirma. “A Produzindo Certo faz todo o trabalho de monitoramento da nossa propriedade e o selo vem carimbar todo esse processo, que mostra pro mercado que nós estamos preocupados em vender um produto com responsabilidade e segurança alimentar”.
Especialista em genética de gado Nelore, a Celeiro Carnes Especiais tem uma cadeia produtiva interna, ou seja, todo o processo da criação do gado até a comercialização da carne é feito pela empresa. Sendo assim, o consumidor pode ter a garantia de que está consumindo um produto responsável. “A partir do momento que se tem uma cadeia controlada, nós conseguimos garantir que toda a produção acontece dentro de propriedades que fazem parte da Plataforma Produzindo Certo”, diz Pedr’Angelo.
Produzida no Interior de São Paulo, a Cachaça Barra Grande é outra marca que leva o Selo Produzindo Certo. “Com a verificação e o Selo Produzindo Certo, temos mais credibilidade ainda. Sustentabilidade gera mais credibilidade para a fazenda e os produtos”, afirma o proprietário da Fazenda Barra Grande, Maurílio Figueiredo.
A cachaça é produzida em um engenho movido à água e envelhecida em tonéis sustentáveis. Cinco rótulos da cachaça Barra Grande estampam o selo da Produzindo Certo: a Tradicional, a Ouro, a Retrô e as edições especiais de 150 e 160 anos. Atualmente, a produção da Cachaça Barra Grande chega aos 40 mil litros anualmente.
Para Charton Locks, a credibilidade da Produzindo Certo é resultado de anos de sucesso. “Conseguimos criar um histórico de respeito em todos os projetos em que a gente se envolveu. Nós temos um legado de sucesso que ajuda a dar lastro à essa credibilidade.”
Para obter o selo em seu produto final, empresas e produtores podem entrar em contato com a Produzindo Certo e solicitar uma avaliação. “A principal missão da Produzindo Certo é apoiar uma transformação socioambiental das cadeias de fornecimento do campo. Nós queremos orientar o produtor, prestar assistência técnica e ajudá-lo cada dia a ter sua produção responsável valorizada”, conta Charton. “Nossa expectativa é que haja a preferência do consumidor para um produto mais sustentável.”