Qualidade, procedência, sabor e inovação. Esses são alguns dos diferenciais que a Celeiro Carnes Especiais faz questão de destacar. Criada em 2007, a marca, sediada em Rondonópolis (MT), é referência nacional em sustentabilidade e rastreabilidade, desde a produção até a mesa do consumidor.
“Ao levar um dos nossos cortes para casa, você está levando uma história, um cuidado e uma segurança alimentar para a sua família”, diz com orgulho o pecuarista Marco Túlio Soares, fundador e proprietário da empresa.
Cada corte da Celeiro Carnes Especiais chega ao ponto de venda com rastreabilidade e a garantia de ter sido produzido sob os mais rigorosos critérios de sustentabilidade e bem-estar animal.
Uma das certificações que comprovam esses diferenciais é o Selo de Garantia de Origem da Produzindo Certo, que a marca exibe em três linhas especiais: América, de cortes de raças britânicas, Green, de fêmeas jovens Nelore de até 16 arrobas, e Reserva, também de fêmeas Nelore com índice acima de 3% de marmoreio (gordura entremeada na carne).
“Para nós é extremamente gratificante contar com esse selo e, sem dúvidas, agrega muito. Não apenas um valor financeiro, mas a empresa ganha mais respeito e reconhecimento”, destaca Marco Túlio.
A parceria com a Produzindo Certo começou em 2021, com a conquista da certificação pela Fazenda Jurigue, em Pedra Petra (MT). “A gente faz uma visita anual para a avaliação com base no Protocolo Produzindo Certo e acompanhamento das ações que são implementadas na fazenda”, explica Cristhiane Simioli, Head de Certificação e Compra Sustentável.
Além disso, todos os abates que são realizados para as linhas certificadas são comunicados à Produzindo Certo, com informações como o número de animais e a data do abate. É feito um controle completo para garantir a rastreabilidade e o consumidor consegue acessar todos os dados por meio de um QR Code que segue junto ao selo nas embalagens.
Garantia de origem
E partir de agora, além da Jurigue, a carne fornecida pela Fazenda Jarinã para a Celeiro também vai receber o selo de garantia de origem, afinal a propriedade passou a ser monitorada pela Produzindo Certo em 2024.
Localizada em Peixoto de Azevedo, no Norte do Mato Grosso, a propriedade é dedicada à criação e seleção genética da raça Nelore a mais de 50 anos e, desde 2020, tem intensificado o uso de tecnologias e boas práticas de manejo para produzir carne de alta qualidade.
A parceria com a Produzindo Certo veio para coroar este novo momento da Jarinã. “Nós conhecemos o pessoal da Produzindo Certo através da Celeiro. O Marco Túlio sempre me falava para contratá-los, até que decidimos que era o momento certo,” disse Gustavo Amorim, diretor financeiro da Jarinã.
Para ele, o mercado de carnes de alta qualidade é uma tendência. “Daqui uns anos, o consumidor, não vai querer mais aquela carne que ele compra no açougue do bairro ali, que não tem marmoreio. Ele provou uma carne boa, gostou daquilo e viu que dá para comer bem de uma forma acessível, ele vai começar a refugar outros tipos de carne”.
Com a certificação da carne fornecida pela Jarinã, a Celeiro reforça seu compromisso com uma cadeia de produção transparente e sustentável. A parceria começou a se desenhar a cerca de dois anos.
“Nós visitamos a propriedade deles, eles visitaram a nossa, começamos uma conversa, externalizamos todo nosso projeto de pecuária. Juntos, entendemos que seria muito importante, tanto para eles, como para a Celeiro, ter parceiros com o compromisso de produzir qualidade, com sustentabilidade, respeitando todas as questões sociais, e os pilares ESG”, contou Marco Túlio.
A parceria simboliza não apenas um avanço na qualidade dos produtos oferecidos pela marca, mas também uma contribuição direta para o desenvolvimento de uma pecuária mais responsável e alinhada às expectativas dos consumidores modernos, que valorizam procedência e sustentabilidade em cada escolha.
“Isso nos deixa muito contente, pois tem tudo a ver com o nosso propósito, que é produzir bem, produzir com qualidade, produzir com responsabilidade, e produzir, principalmente, visando o mercado consumidor, que se preocupa com essa rastreabilidade no processo, se preocupa com o bem-estar animal e todos os cuidados”, completou o pecuarista e proprietário da Celeiro Carnes Especiais.
Saiba mais:
Tradição, tecnologia e sustentabilidade na produção de carne de alta qualidade
Selo Produzindo Certo no Festival Braseiro