Retrospectiva 2022: Há mais de uma década ADM e Produzindo Certo atuam juntas para ajudar produtores a obterem certificação para soja responsável
Uma das maiores tradings de grãos do mundo, a Archer Daniels Midland (ADM) é também uma das mais antigas parceiras da Produzindo Certo. Desde 2009 as duas empresas trabalham juntas para levar conhecimento e assistência técnica em sustentabilidade para produtores rurais (sobretudo sojicultores) em diversos estados do País.
Ao longo desses anos, mais de 500 propriedades rurais foram visitadas, somando mais de 1 milhão de hectares monitorados pela Plataforma Produzindo Certo. Em 2022, foram 36 propriedades (13 no Mato Grosso do Sul, 12 no Mato Grosso e 11 na região denominada MGO – que envolve áreas de Minas Gerais e Goiás), acrescentando cerca de 132 mil hectares ao projeto.
Com a demanda por soja responsável em alta no mercado internacional, apoiar produtores na busca por certificações – como a RTRS, principal referência internacional – tem sido uma preocupação crescente dos principais compradores da commodity, como a ADM.
“Os objetivos principais do projeto são o monitoramento socioambiental e a avaliação nas propriedades selecionadas, segundo o protocolo da Produzindo Certo, atendendo às exigências da RTRS”, afirma Monalisa Muhl, coordenadora de projetos da Produzindo Certo. “Damos apoio para a realização de auditorias internas e externas para a busca da certificação”.
As propriedades visitadas pela equipe da Produzindo Certo são selecionadas pela ADM entre seus fornecedores. A adesão ao projeto é voluntária e aqueles que optam por participar da Plataforma Produzindo Certo recebem, gratuitamente, um amplo diagnóstico das condições agrícolas, ambientais e trabalhistas em cada propriedade. A fase seguinte é a definição de compromissos de melhorias, feito a partir de um plano de ação elaborado com orientação da equipe da Produzindo Certo. Eles recebem ainda orientações técnicas e legais e estabelecem as prioridades para a evolução do desempenho socioambiental.