Retrospectiva 2021: A produção responsável e a Produzindo Certo ganharam destaque na mídia durante o ano
Deu na Veja, no Estadão, no Notícias Agrícolas, na Exame, no Valor Econômico, no O Livre, de Cuiabá, nos canais Rural e TerraViva… Onde se falou de agronegócio e de produção responsável, a Produzindo Certo esteve presente, contribuindo para a disseminação dos conceitos de valorização do trabalho do produtor que se preocupa em utilizar no campo as melhores práticas agropecuárias e socioambientais.
O ano de 2021, nesse sentido, foi bastante fértil. Com uma maior preocupação de veículos de todos os portes e de todas as regiões em abrir espaço para informações sobre temas como a maior preocupação dos agricultores e pecuaristas com a preservação ambiental em harmonia com a sua já notória eficiência produtiva, foi possível ampliar a visibilidade das histórias positivas do setor, mostrando na prática o que já é feito em um grande número de propriedades no país.
O interesse da mídia no tema pode ser, de certa forma, expressa em números. Até o fim de novembro a Produzindo Certo, os produtores integrantes da sua plataforma e as empresas parceiras estiveram presentes em 77 reportagens ou entrevistas, nos mais diferentes formatos. Foram 52 notícias em portais digitais, 12 em veículos impressos e outras 13 participações em meios eletrônicos (TV, rádio e podcast).
Outra boa notícia foi que o tema da produção responsável conseguiu ir além da mídia especializada em agronegócio. O modelo inovador de negócios da Produzindo Certo, com sua transformação de ONG e empresa, chamou a atenção de veículos com foco em business, como a Exame, ou interesse geral, como O Estado de S. Paulo. Nos jornais Valor Econômico e O Globo, entre as reportagens publicadas teve destaque a emissão do CRA Verde.Tech, operação com títulos verdes realizada por produtores para financiamento do seu custeio, que teve a Produzindo Certo como uma das idealizadoras e viabilizadoras.
A abordagem diferenciada dos projetos da empresa levou a CEO da Produzindo Certo, Aline Locks, a figurar em duas listas de grande prestígio, elaboradas por veículos de alcance nacional. A revista Época Negócios a escolheu como um dos 100 Inovadores pelo Clima, em sua edição que circulou em abril. Em outubro, o site da revista Forbes também a incluiu entre as 100 Mulheres Poderosas do Agro.
Não menos relevante foi o espaço aberto por veículos regionais e focados no agronegócio. Graças a eles, a mensagem da Produzindo Certo chegou diretamente aos produtores rurais, ressaltando a importância e as oportunidades que podem vir junto com a adequação de suas propriedades às exigências da lei e do mercado, além das boas técnicas de manejo no campo. Afinal, a informação é um insumo poderoso para o agronegócio responsável.
Confira algumas reportagens publicadas durante o ano sobre o trabalho da Produzindo Certo e dos produtores que fazem parte da nossa plataforma:
– Revista Veja: A nova geração de fazendeiros que dá exemplo em respeito ao meio ambiente
– Exame: Ong ambiental se transforma em empresa para atender o produtor rural
– Valor Econômico: Grupo de produtores capta R$ 63 milhões em CRA verde
– Capital Reset: CRA de R$ 63 milhões testa mercado para quem produz certo
– Estadão – Ong se torna empresa para medir a sustentabilidade
– O Globo: Primeiro CRA verde coletivo recebe selo internacional da Climate Bonds Iniciative
– Revista Globo Rural: Parcerias com brigadistas ajudam no combate de incêndios em áreas rurais
– Valor Econômico: Apoio à produção de soja sustentável no Maranhão
– Forbes: 100 Mulheres Poderosas do Agro
– Estadão: Agtechs medem e comprovam, em números, sustentabilidade na agropecuária
Quer conhecer melhor a Produzindo Certo? Clique aqui e entre em contato conosco.