Retrospectiva 2021: Vitrine do agronegócio responsável, seção #EuProduzoCerto traz a trajetória de quem semeou as boas práticas no campo
Poucas mensagens são tão fortes quanto um bom exemplo. Não por acaso, no campo, costuma-se dizer que a melhor vitrine é o trabalho do vizinho – se ele fez e funcionou, que tal fazer aqui também? No blog da Produzindo Certo, a fazenda do vizinho tem endereço: a seção “#EuProduzoCerto”. É aqui que semeamos as histórias de sucesso de quem incorporou a produção responsável como um pilar central no seu negócio, com o objetivo de que elas gerem sementes a serem plantadas em outras propriedades mundo afora.
Atualmente há cerca de 3 mil “vizinhos” de 17 diferentes estados brasileiros cadastrados na Plataforma Produzindo Certo (PPC). A partir do efeito multiplicador de seus exemplos, é possível imaginar uma onda transformadora se alastrando por propriedades rurais de todo o país e espalhando os benefícios de se produzir em conformidade com as melhores práticas produtivas e socioambientais. É essa força que está por trás do Movimento #EuProduzoCerto, criado em novembro com o objetivo de reunir esforços de toda a cadeia produtiva do agronegócio, do campo à mesa do consumidor, para ampliar a divulgação dos bons exemplos, dos números e das iniciativas que demonstram a força da produção responsável no Brasil.
Em 2021, nosso blog apresentou histórias fascinantes, de produtores de diferentes portes e culturas, mas semelhantes em seu compromisso com a terra e com as futuras gerações. Logo em janeiro, por exemplo, fomos surpreendidos com a descoberta, na Fazenda Nossa Senhora Aparecida, no município de Água Fria (GO), de uma nova espécie de abelha. O fato repercutiu em todo o mundo, como um atestado de que produção responsável e biodiversidade podem estar lado a lado, conforme se constatou nas terras da família Fiorese, integrantes da PPC desde 2017.
O Movimento #EuProduzoCerto está apenas começando e certamente multiplicará a também produção de novas histórias para o blog em 2022. Tão inspiradoras quanto as que contamos no ano que se encerra. Se você não as leu, aqui estão elas. Se já leu, releia e compartilhe.
Família Fiorese: A abelha e o agro responsável
Bang Bang, a fazenda que planta paz
Fazenda Zilmar: O sonho virou realidade
Diego Luft: “É prazeroso fazer a minha parte”
Benildo Teles: Juros Certos permitem produzir melhor
Família Peeters planta pioneirismo e práticas modernas
Kika Carter: O agro responsável na veia
Tábata Stock: A pedagoga que ensina a produzir certo
O exemplo pioneiro da Condessa
Celeiro: Paixão e sustentabilidade em uma marca
Barra Grande: Sustentabilidade gera credibilidade
Para acessar todas as reportagens da editoria, clique aqui.
Quer conhecer melhor a Produzindo Certo? Clique aqui e entre em contato conosco.