A importância de se monitorar critérios socioambientais na rede de fornecedores do agronegócio tem se tornado cada vez mais evidente, especialmente em um cenário onde a sustentabilidade e a responsabilidade corporativa são demandas crescentes da sociedade e do mercado.
Esse monitoramento ajuda a promover uma agropecuária mais responsável e consciente, que atende às exigências regulatórias e às expectativas dos consumidores por produtos mais sustentáveis.
É neste contexto que a Produzindo Certo está aprimorando o seu sistema de monitoramento. Trata-se de uma avaliação remota da fazenda para alguns critérios essenciais, como desmatamento, embargo ambiental e registro de trabalho análogo à escravidão.
“Nós já estamos monitorando a nossa base de parceiros, são mais de 7.600 fazendas cadastradas na Plataforma Produzindo Certo. E logo este serviço estará disponível para novos clientes que queiram monitorar a sua rede de fornecedores”, explicou, Leonardo Pinheiro, Head de Inovação e Tecnologia.
Todo o processo é feito por meio de consulta às bases públicas e o cruzamento remoto com a área das propriedades.
“Podemos atualizar até diariamente se houve ou não alguma alteração no status de desmatamento ou de embargo de alguma propriedade, por exemplo”, disse Pinheiro.
Os principais órgãos consultados para o monitoramento incluem MapBiomas e PRODES para dados de desmatamento; Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para verificar áreas embargadas; Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) para questões relacionadas a Terras Indígenas; Ministério do Meio Ambiente para atualizações sobre Unidades de Conservação; e o Ministério do Trabalho para o acompanhamento de denúncias de trabalho análogo à escravidão.
“Então, para uma empresa que deseja realizar esse monitoramento para sua rede de fornecedores, temos o produto certo que gera relatórios semanais e mensais com essas informações”, complementou o Head de Inovação e Tecnologia da Produzindo Certo.
Além de assegurar para as empresas a conformidade com as regulamentações ambientais e sociais em sua cadeia de fornecimento, a adoção desse serviço de monitoramento traz diversas vantagens competitivas.
As companhias se posicionam melhor para acessar mercados que valorizam a sustentabilidade, ao mesmo tempo em que fortalecem sua imagem corporativa e aumentam a confiança dos consumidores.
Além disso, o monitoramento contínuo e atualizado garante uma gestão proativa de riscos, evitando problemas futuros com possíveis sanções.