Uma parceria que nasceu há dois anos cresceu, deu frutos e já está prestes a dar um novo e largo passo. O programa de sustentabilidade da BAT Brasil, maior produtora de tabaco do País, realizado com a Produzindo Certo, pretende chegar agora ao total de 4.100 propriedades nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
A iniciativa começou em 2022 com um projeto piloto que envolveu 52 propriedades. No ano seguinte, a forte adesão dos produtores propiciou sua ampliação. Batizado como Programa ESG Farms, passou a englobar um número bem maior de participantes, com 1400 propriedades.
Com a segunda fase concluída, após a entrega dos diagnósticos socioambientais e planos de ação aos produtores, o programa vai ganhar agora uma nova remessa de 2.700 propriedades, consolidando-se como um dos maiores programas privados de assistência técnica em sustentabilidade e apoio ao pequeno produtor do País.
“O ESG Farms se conecta ao novo Padrão de Biodiversidade da BAT, uma vez que está em linha com os compromissos de apoiar o produtor rural na preservação da vegetação nativa, da água e dos recursos naturais dentro das propriedades”, afirmou Amanda Cosenza, Head de ESG e Comunicação da BAT Brasil, em uma publicação institucional.
De forma bem objetiva, o programa monitora as propriedades nos três pilares da sustentabilidade: perfis ambiental, social e produtivo. O objetivo é auxiliar o produtor rural integrado a operar com base em um processo de melhoria contínua para deixar a sua propriedade mais sustentável.
Além da assistência técnica personalizada, o ESG Farms oferece ao produtor um diagnóstico socioambiental exclusivo da propriedade, contendo mapas e análises aprofundadas. “É uma iniciativa que cumpre o nosso propósito de democratizar a assistência técnica, principalmente para o universo das pequenas propriedades”, disse a CEO da Produzindo Certo, Aline Locks.
Produzindo Certo com vagas abertas
Para atender a nova demanda do programa ESG Farms, a Produzindo Certo vai ampliar a equipe que atua nos estados da região Sul.
São nove oportunidades para especialistas em sustentabilidade, que vão atuar na coleta de dados das propriedades e na assistência técnica aos produtores; e nove vagas de estágio para estudantes, com atuação principalmente na etapa de geoprocessamento das informações.
“É uma opção interessante para os estudantes da região trabalharem diretamente com os produtores locais”, destacou Aline, que considera esse intercâmbio extremamente importante, tanto para a empresa quanto para as universidades.
As novas vagas foram abertas na região Sul e também na sede da empresa, em Goiânia (GO), mas todas com foco 100% no ESG Farms. “Na segunda fase, foi adotado um modelo híbrido, com parte da coleta das informações feita pela equipe da Produzindo, e parte pela equipe da BAT, mas a partir de agora todo processo será feito por nós”, disse o gerente de projetos da Produzindo Certo, Jelvis Machado.
O processo de seleção dos novos profissionais já está aberto e a meta é concluir as contrações ainda neste mês de julho. “Queremos finalizar os contratos até dia 25 de julho, para em agosto realizarmos os treinamentos e, em setembro, este pessoal já estar pronto para começar a operacionalizar as atividades do projeto”, adiantou Machado.
Um ano com os pés no Sul
A expansão do Programa ESG Farms e o crescimento da equipe coincidem com o primeiro aniversário do escritório da Produzindo Certo em Santa Cruz do Sul, na região central do Rio Grande do Sul, a cerca de 160 quilômetros da capital Porto Alegre.
O novo escritório veio para ampliar e fortalecer a atuação da empresa pelo País, além de servir como base para equipes de campo, espaço de treinamentos internos e ponto de encontro para reunião com parceiros.
Para a CEO da Produzindo Certo, Aline Locks, os frutos colhidos agora demonstram que o planejamento estratégico da empresa foi certeiro ao apostar nesta ampliação para o Sul do País.
“É uma concretização de que a nossa visão estava certa. E agora, no aniversário de um ano, já em expansão”, afirmou ela.
E vem muito mais por aí. A expectativa da empresa é aumentar ainda este ano a equipe de tecnologia e também contratar novos profissionais para atuar nas iniciativas desenvolvidas em outros estados, como no Pará.
Ficou interessado em participar do processo seletivo da Produzindo Certo? Clique aqui e se inscreva!
Leia também:
Tabaco embalado no conceito ESG – Produzindo Certo
Produzindo Certo finca raízes na Região Sul – Produzindo Certo