Há um ano, a Produzindo Certo e a Mars Petcare, uma das principais empresas de nutrição para animais de estimação do mundo, iniciaram uma parceria para desenvolver o Programa Solo das Próximas Gerações.
A iniciativa faz parte do projeto “Sustainable in a Generation Plan” (“Solo das Próximas Gerações”, na versão em português) da Mars e visa promover a sustentabilidade na cadeia de produção agrícola.
O objetivo central é incentivar e desenvolver boas práticas de agricultura regenerativa no campo, de maneira a proteger a saúde do solo, otimizar o uso de recursos e favorecer a boa produtividade na produção de grãos, além de reduzir as emissões de gases do efeito estufa associados.
Além da Produzindo Certo, o projeto também conta com a colaboração da Amaggi, empresa que comercializa cerca de 19 milhões de toneladas de grãos e fibras globalmente e é uma das responsáveis por processar os grãos que fazem parte do produto final da Mars.
Adaptação do Protocolo Produzindo Certo
Os meses iniciais do programa envolveram ações internas, como a adequação do Protocolo da Produzindo Certo aos requisitos definidos pela Mars.
“O primeiro passo foi estruturar o check list. A Mars tem alguns indicadores que considera importantes de serem atendidos, principalmente relacionados à política de desmatamento da empresa. Então a gente teve que adaptar o check list para atender essa política e o que é importante para eles”, explicou a Head de Certificação e Compra Sustentável da Produzindo Certo, Cristhiane Simioli.
Outras etapas importantes foram a apresentação do projeto à Amaggi e a seleção das propriedades que seriam contempladas pela iniciativa. Só depois, a partir de agosto de 2023, foram iniciadas as visitas a campo.
“Nessas visitas a gente fez a avaliação do Protocolo Produzindo Certo, fizemos coletas de solo para medir o carbono presente no solo, e também fizemos o inventário de emissões das fazendas”, disse Cristhiane.
O programa “Solo das Próximas Gerações” conta com a participação de propriedades agrícolas no Mato Grosso (MT), localizadas nas regiões de Lucas do Rio Verde e Tapurah. Essas propriedades somadas possuem uma capacidade produtiva de mais de 4 mil toneladas de grãos.
Os diagnósticos ficaram prontos em novembro passado, quando a equipe da Produzindo Certo iniciou a fase de entrega e apresentação dos relatórios e do plano de ação elaborado para cada propriedade.
Novo ciclo
Para comemorar a conclusão deste primeiro ano de parceria, foi realizado na primeira semana de abril um dia de campo na Fazenda Regina, em Lucas do Rio Verde (MT), com a presença de produtores rurais, funcionários e parceiros do programa.
“O objetivo era celebrar com os produtores, trazer essa premiação para eles, então fazer a entrega dos certificados e levar orientação técnica”, destacou a Head de Certificação e Compra Sustentável da Produzindo Certo.
O evento, além de valorizar as boas práticas adotadas pelos produtores, também contou com as apresentações técnicas do Prof. Dr. Arthur Behling Neto, da Universidade Federal do Mato Mato Grosso (UFMT), que abordou o uso de plantas forrageiras no sistema de Integração Lavoura-Pecuária, e do pesquisador da Embrapa Solos, Fabiano de Carvalho Balieiro, que falou sobre a “Dinâmica do carbono no solo: base conceitual e estratégias para o seu armazenamento”.
A partir de agora, provavelmente a partir de julho, após a colheita do milho, a equipe de especialistas da Produzindo Certo vai iniciar o segundo ano de ações. Além do acompanhamento das fazendas que já fazem parte do projeto, há também a previsão da expansão da iniciativa para outras propriedades.
“Vamos revisitar as fazendas, fazer a aplicação do protocolo, coletar solo e fazer a autorização do inventário de emissões para ver o que melhorou nessas fazendas neste primeiro ano de programa”, contou Cristhiane.