Brigada Aliança lança série de vídeos de prevenção com orientações para produtores protegerem suas fazendas dos prejuízos causados pelo fogo
Nem bem voltou para a base da Brigada de Incêndio Aliança da Terra, em Novo Santo Antônio (MT), após um mês combatendo o fogo no Alto Xingu, no norte mato-grossense, Osmano dos Santos e seus colegas brigadistas passaram a reunir os cuidados e orientações para prevenção de incêndios descontrolados para uma série de cinco vídeos destinados a proprietários rurais e trabalhadores do campo.
Isso porque todo o tempo é valioso em se tratando de combate a incêndios florestais. As medidas preventivas devem ocorrer durante o ano todo e um plano estratégico que evite o fogo é fundamental para reduzir o risco que o fogo se espalhe rapidamente causando prejuízos às propriedades rurais, degradação ambiental e risco a saúde e segurança das pessoas.
A brigada dedica muitas horas por ano fazendo treinamentos em assentamentos, propriedades rurais e terras indígenas. No Alto Xingu, por exemplo, esse trabalho deu origem em 2013 à Brigada Indígena Kamayura, que neste ano pediu socorro à Aliança para impedir o avanço do fogo. Em 2020, o trabalho de prevenção e preparação para a estação de secas ficou prejudicado em função da pandemia. A ideia dos vídeos surgiu justamente para reforçar alguns cuidados. O formato digital também abre espaço para que as orientações cheguem a mais gente e de forma mais rápida.
“Treinar o olhar para fazer o primeiro atendimento e manter o monitoramento podem ser a diferença entre um foco de calor que pode ser controlado facilmente e um incêndio de grandes proporções”, reforça a gerente de projetos da Brigada, Caroline Nóbrega.
Outra preocupação foi trazer o olhar de quem está em campo todos os dias, e que entende as principais dúvidas e dificuldades de quem está no campo. Por isso, o olhar dos guerreiros do fogo é tão importante.
É Santos quem narra as principais orientações. Ele é um dos brigadistas mais antigos da Aliança e seu chefe de operações. Mas o material foi construído de forma participativa, reunindo a equipe de campo da Brigada da Aliança. Quase tudo foi feito remotamente por conta da pandemia. Os áudios foram captados pelo celular dos profissionais da Brigada, depois trabalhados pela agência AgTalk, que editou e finalizou o material para a websérie.
Os vídeos são curtos e objetivos, e com animação para tornar as orientações mais claras. Eles alertam para os fatores de risco nas propriedades, o cuidado com direção dos ventos, as dicas para elaborar um plano estratégico para evitar o fogo.
Formada há 10 anos, a Brigada Aliança hoje é uma referência em prevenção e combate de incêndios florestais, treinada e equipada com o auxílio Serviço Florestal dos Estados Unidos (USFS) SmokeJumpers. O ano de 2020 foi intenso para os guerreiros do fogo. Foram mais de 2 milhões de hectares de incêndio combatidos e mais de 31 mil horas-homem de combate, um volume três vezes maior do que o ano passado. Mais de três quartos dessa área em que os brigadistas atuaram está dentro de unidades de conservação e terras indígenas.
Todos os vídeos estão disponíveis no canal da Aliança da Terra no Youtube
Saiba mais sobre o trabalho em www.aliancadaterra.org/brigade