Alertas automáticos em caso de ocorrências críticas em suas cadeias de fornecimento vão ajudar as empresas na gestão de riscos
A qualidade e a agilidade em obter informações são componentes fundamentais para embasar a tomada de decisão das empresas em sua relação com a cadeia de fornecimento. Isso é ainda mais relevante no agronegócio, em que esses processos envolvem um grande número de produtores, de diferentes portes, geograficamente distantes e sob demanda cada vez mais intensa de consumidores e do mercado em geral por mais transparência nas cadeias produtivas da carne e de grãos.
A nova Plataforma Produzindo Certo foi desenhada para oferecer a solução adequada a essas necessidades dos clientes e também auxiliar os produtores na comprovação de que estão cumprindo seus compromissos socioambientais. A tecnologia está tornando possível, por exemplo, a criação de alertas automáticos de intercorrências em qualquer uma das propriedades acompanhadas. E ajuda a economizar tempo de quem está com toda a operação em dia e pode, assim, comprovar esse status com mais agilidade.
A conectividade da plataforma com fontes de informações de órgãos fiscalizadores e outras organizações de monitoramento vai gerar alertas em áreas críticas da produção rural, como detecção de desmatamento ilegal, embargo de áreas, possíveis sobreposições de área com terras indígenas (TI) e unidades de conservação (UC), inclusão na lista de trabalho análogo ao escravo e a situação do CAR (Cadastro Ambiental Rural). A ferramenta está em fase de implantação.
Todas as informações também passam por uma checagem da equipe técnica da Produzindo Certo, para garantir a sua precisão. Entre os bancos de informações conectados à plataforma estão o sistema Prodes, do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), e o MapBiomasAlerta, para o monitoramento de desmatamento ilegal; o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para embargos ambientais; e a lista do trabalho escravo da Secretaria de Trabalho, órgão do governo Federal. Conflitos com TIs e UCs são identificados com o cruzamento dos limites da propriedade com mapas disponibilizados pela Funai (Fundação Nacional do Índio) e pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), respectivamente.
Isso facilita o dia a dia dos gestores das empresas no acompanhamento da sua cadeia de fornecimento. E também traz vantagens ao produtor rural, que conta com uma ferramenta que verifica e monitora esses fatores críticos oferecendo mais transparência aos seus clientes e até abrindo novos mercados para a sua produção.
Os alertas estão presentes nos três produtos do portfólio, Consulta (versão Plus), Gestão e Cadeia de Valor.