Essa é a meta do geólogo Vitor do Sacramento, integrante da equipe técnica da Produzindo Certo desde 2020 como especialista em sustentabilidade
Garantir que os recursos disponíveis hoje, como água, ar, solo, alimentos e energia, possam atender o planeta no futuro. Pensar nos nos filhos, nas gerações que virão depois. É em tudo isso que o especialista em sustentabilidade Vitor do Sacramento foca o seu trabalho.
“Em quase todos meus empregos, eu atuei na área ambiental e entendi que aquilo era algo que eu queria continuar fazendo, mas ao mesmo tempo eu queria que o resultado do meu trabalho fosse mais palpável, mais humano de certa forma. Ao procurar novas oportunidades, pautei minha busca nesses princípios”, conta ele.
Na Produzindo Certo há dois anos recém completados, ele divide a responsabilidade com o time de especialistas na elaboração de diagnósticos socioambientais das propriedades rurais que fazem parte da Plataforma, além de fazer análises de dados, principalmente estudos estatísticos de dados espaciais e não espaciais. “Ainda não tive oportunidade de ir a campo, mas espero ir em breve”, confessa.
Filho de professores, ele nasceu no Rio de Janeiro, se formou em geologia e também fez mestrado em Geoprocessamento e Análise Ambiental. Na Produzindo Certo atua desde o começo como especialista em sustentabilidade. “Sempre ocupei essa posição na empresa, o que não significa que fiz sempre a mesma coisa, novas oportunidades e novas demandas sempre surgem por aqui”, faz questão de destacar.
Trabalho em equipe
Embora a tecnologia seja importante, Vitor credita o sucesso do seu trabalho à atuação em equipe. “Acredito que para todos na empresa, eu incluso, a equipe seja o mais importante para o sucesso. Todos os dados que chegam a mim foram, em algum momento, passados pelo produtor e coletadas pelo analista em campo. Quando eu processo essas informações, elas irão complementar o trabalho de alguém. Essa dinâmica, além de benéfica para a produtividade em si, acredito que seja também uma das responsáveis pelo bom ambiente de trabalho que temos”.
O interesse dele pela área ambiental surgiu ainda na época da faculdade. Um projeto voltado para a garantia do fornecimento de água no Distrito Federal por pelo menos 50 anos mostrou a ele o peso das nossas decisões para o futuro que deixaremos para as próximas gerações.
“Um misto de realização de que o planeta estará aqui muito depois que eu me for, e que esse é o tipo de lugar que eu quero que meus (futuros) filhos conheçam, me fizeram não querer outra coisa”.
Por falar em futuro, Vitor vê com otimismo o papel da área em que atua, uma vez que cresce a importância das práticas responsáveis. “Aos poucos, os campos acadêmico, econômico, político e social convergem na direção do futuro sustentável”.
Amante da boa e velha leitura e também de atividades manuais, como cozinhar, fazer marcenaria e praticar exercícios físicos, ele busca a motivação que precisa para cuidar do planeta na própria família que pretende formar.
“Acredito que o principal motivador do meu trabalho seja pensar na minha família. Pensar que meus filhos podem um dia desfrutar do mundo como eu desfruto hoje é muito forte. Eu busco como resultado a satisfação daqueles afetados pelo meu trabalho, tanto diretamente, quanto indiretamente”.
Conheça as trajetórias de outros profissionais do time Produzindo Certo.