Responsável pela área de Tecnologia de Informação da Produzindo Certo, Marcos Vinícius utiliza o aprendizado dos jogos para vencer cada etapa da vida
No início do próximo ano, a Plataforma da Produzindo Certo vai ficar ainda mais robusta. O ambiente em que são inseridos e analisados os dados de cerca de 3 mil propriedades rurais em todo o Brasil vai ganhar um novo módulo, voltado especialmente ao produtor rural. É ali que ele encontrará, de forma ainda mais fácil, todas as informações referentes ao desempenho socioambiental de sua fazenda, além de receber notificações, atualizar e acompanhar seu histórico.
A tecnologia, nesse sentido, é fundamental. A evolução contínua que a Produzindo Certo estimula no trabalho das propriedades rurais é praticada também no desenvolvimento da área de tecnologia de informação. É ali que atua, de forma discreta e eficiente, Marcos Vinícius, formado em Segurança da Informação, com pós-graduação em Segurança de Ambientes Corporativos.
“Meu trabalho é focado em entender as necessidades do produtor e colocar isso de forma programática na plataforma Produzindo Certo. Estamos fazendo o trabalho de brainstorm dentro da empresa pra entregar ferramentas úteis para o produtor rural”, explica.
Marcos integra o time da Produzindo Certo desde 2019, quando o uso da tecnologia nos diagnósticos socioambientais ganhou mais ênfase. “A plataforma tem muitas nuances”, explica. “Tem a parte do produtor, dos nossos analistas e das empresas que contratam as vistorias dos produtores. Todo o nosso checklist tem mais de 600 perguntas. Até amarrar as informações e fazer com que elas conversem, é um trabalho bem árduo”.
Com o checklist, os analistas da Produzindo Certo vão à campo e coletam as informações que fazem parte do protocolo PC, que avalia o desempenho ambiental, social e produtivo das fazendas. A partir dele é gerado uma nota, o score Produzindo Certo, que vai de 0 a 100 e que indica o nível de adequação de cada propriedade ao protocolo.
Através da avaliação, é possível entender os pontos negativos e positivos da fazenda, e assim, o produtor saberá o que é preciso adequar e quais as necessidades para que ele possa evoluir.
Jogo da vida
Um dos primeiros desafios de Marcos foi entender o mundo do agro. “Para esse projeto, a dificuldade que eu tive foi aprender sobre geoprocessamento, mapas, leis e normas que são aplicadas para o produtor rural. E depois, tentar transcrever isso de uma forma lúdica para o produtor entender de forma simples.”
Gamer ávido, Marcos se interessou pelo mundo da tecnologia ainda criança, quando ganhou um video game de presente da mãe. “Eu me encantei porque achava muito mágico acessar algo que não está no mundo real. Foi quando comecei a programar. Fazia sites, jogos, tudo para aprender”.
Hoje, Marcos utiliza a paixão por games para vencer cada fase da vida. “Os maiores desafios de um programador é entender o que precisa ser feito. Você entra em um mundo que não conhece e tem que aprender as regras daquele jogo novo. Tudo na vida é um jogo e você tem que aprender a brincar de um jeito específico.”
Leia outras reportagens e conheça outros integrantes da equipe da Produzindo Certo.