Dedicado à área comercial da Produzindo Certo, Diego Pedr’Angelo vai muito além da venda de serviços a produtores e empresas
Meados de 2019. Diego Pedr’Angelo não sabia, mas quando chegou ao escritório da Produzindo Certo em Goiânia para falar com um grupo de funcionários da empresa sobre psicologia positiva e mudança de mindset, uma virada estava prestes a acontecer na sua própria vida – de endereço, de trabalho, de propósito. Diego, então especialista na área de tecnologia e criação de softwares, entrou como convidado e saiu como um novo integrante do time, com a função de se dedicar à prospecção de clientes e negócios.
Diego, 38 anos, guarda com carinho uma foto do encontro, em que aparece falando aos futuros colegas, em uma atividade que era parte do processo de transformação da Produzindo Certo, até então um programa da ONG Aliança da Terra, em uma empresa. “A ideia (da palestra) era engajar a equipe e chamar a atenção para a mudança de postura. Como ONG, a atuação se dava mais por projetos pilotos, e aquele era o momento de ficar atento a oportunidades, de buscar novas formas de levar a ideia da produção responsável para mais produtores rurais e empresas”, explica. Ao sair da reunião, recebeu o convite transformador. Saiu de outra empresa, em que era sócio, para se tornar coordenador comercial da Produzindo Certo.
A mudança de trabalho implicou também na transferência de Cuiabá (M), onde viveu quase toda a vida, para Goiânia (GO). Inicialmente, a esposa, Ana Paula Tiemi, e os dois filhos permaneceram na capital mato-grossense. Após seis meses, a família decidiu se mudar para o interior do Paraná, terra natal de Ana Paula. A intenção era que Diego ficasse entre Goiânia e a cidade de Borrazópolis, mas com a pandemia e o trabalho remoto, ele também se transferiu para lá. Feliz com a nova rotina, Diego se fixou permanentemente na pequena cidade paranaense de menos de 7 mil habitantes, e viajará a Goiânia periodicamente para manter a proximidade de todo o time da empresa.
“A gente consegue dividir bem o pessoal e o profissional e isso fez com que eu entendesse que seria um projeto para a minha vida. Sou uma pessoa muito apaixonada, acredito que reconhecimento e dinheiro precisam andar juntos. E é muito encantador ver a gratidão dos beneficiados pela assistência técnica ou cerificação. Eles reconhecem o nosso trabalho. Entrei na Produzindo Certo com o objetivo de envelhecer lá dentro”, analisa Diego.
Ele chegou à empresa com know how em relacionamento com empresas e tecnologia e foi a campo para aprender mais sobre a atividade da Produzindo Certo – algo fundamental no momento de oferecer um novo serviço ou prospectar novos clientes. Esteve com plantadores de tabaco no sul do Brasil, aplicou avaliações e conheceu fazendas de soja no Mato Grosso. Passou por todas as áreas da empresa. E uniu o conhecimento prático a uma pós-graduação em gestão do agronegócio, que acaba de concluir, para seguir contribuindo na aproximação de produtores rurais que adotam boas práticas socioambientais a empresas que buscam fornecedores diferenciados.
“Não é apenas sobre vender serviços”, resume. “Meu papel é de prospecção, atendimento e relacionamento. Criar e manter uma relação próxima com o produtor para ter um roadmap de atuação quando surgirem novas oportunidades. Identificar para quem vou indicar isso, quem se adapta melhor, qual a região. E na outra ponta, busco novas parcerias e abrir um canal de diálogo com novas empresas. Quando você conhece é mais fácil modelar uma solução ou desenvolver o projeto junto com a empresa”, completa Diego.
Como fez no dia em que entrou pela primeira vez no escritório da empresa, Diego mantém em fotos o registro de suas visitas no campo. Para ele, trata-se de uma bagagem imaterial, uma lembrança do seu próprio desenvolvimento e do compromisso de contribuir com o avanço do agronegócio responsável.