Inspirado em um dos colaboradores mais antigos da Produzindo Certo, nosso assistente digital chega para aprimorar a comunicação com os produtores e parceiros da empresa
Ele é prestativo, proativo, bem-humorado e cheio de informações para compartilhar. Recém-incorporado ao time da Produzindo Certo, Fábio chega com a missão de estreitar laços e facilitar o dia a dia dos produtores integrantes da Plataforma Produzindo Certo (PPC).
Uma das grandes apostas para este ano, Fábio coloca a empresa na era dos chatbots, ferramentas digitais criadas para automatizar a comunicação e agilizar o contato com clientes e parceiros.
Essa conversa é feita, desde janeiro, pelo Whatsapp, abrindo mais um canal de comunicação com a Produzindo Certo. Pela plataforma, Fábio levará informações aos produtores e os ajudará na solução de suas dúvidas ou problemas, sempre através de respostas rápidas, baseadas na preferência e necessidade de cada um.
De acordo com Diego Luiz Pedr’Angelo, coordenador comercial da Produzindo Certo, o chatbot foi lançado, inicialmente, com o intuito de disponibilizar aos produtores (clientes e não clientes) conteúdos com temas relacionados à sustentabilidade.
“Estamos sempre apoiando o produtor com pílulas de conhecimento para que ele tenha, de maneira mais prática, na palma da mão, o que estamos produzindo sobre sustentabilidade”, explica.
A tecnologia permite que os clientes acessem diagnósticos socioambientais de suas propriedades, solicitem certificados, esclareçam dúvidas sobre indicadores socioambientais, entre outros serviços ofertados pela empresa.
Como explica Pedr’Angelo, “é uma forma do cliente solucionar questões do âmbito comercial, técnico ou até mesmo financeiro”.
O bot também oferece uma jornada para aqueles que ainda não são clientes da empresa. Neste caso, além do acesso aos conteúdos, essas pessoas podem conferir as oportunidades e os serviços prestados pela Produzindo Certo e, se desejarem, deixar um contato para futuras negociações.
Na primeira fase de atuação, Fábio possui como funcionalidades o disparo de conteúdos informativos a cada 15 dias, a solução de dúvidas e problemas rápidos e o contato para interessados em se tornar cliente. Mas a participação do Fábio na rotina dos produtores da PPC deve aumentar rapidamente. Segundo Leonardo Pinheiro, Head de Inovação e Tecnologia da Produzindo Certo, com investimentos na integração da ferramenta à plataforma e em inteligência artificial intenção é que, ainda este ano, ele passe a encaminhar automaticamente, além de diagnósticos e planos de ação, alertas sobre compromissos assumidos e até mesmo orientações para a execução de tarefas previstas nos planos.
“Não dá para fugir da digitalização e sabemos que a ferramenta de maior engajamento do produtor rural hoje é o Whatsapp” afirma Pinheiro. “Vamos evoluir muito este ano para que o Fábio seja uma ferramenta eficiente de inteligência artificial, facilitando a comunicação do nosso time com o produtor e não apenas dando dicas, mas fazendo a entrega dos produtos, que é o objetivo final. O engajamento do produtor vai permitir que haja evolução nos parâmetros de sustentabilidade das fazendas”.
Uma tecnologia para automatizar tarefas
A ideia de tornar mais próxima a comunicação com os produtores surgiu, principalmente, devido ao crescimento exponencial da base de clientes nos últimos anos, que necessita de uma atualização constante para garantir um atendimento de excelência.
“Eu entrei na Produzindo Certo há três anos, quando a gente tinha uma base de 2.500 clientes. Hoje, já estamos chegando a 8 mil. Então, com a nossa base crescendo rapidamente, o Fábio vem para nos auxiliar a ficar mais próximos do produtor.”
Por ser dotado de ferramentas de IA, Fábio vai aperfeiçoando sua atuação à medida em que convive com os produtores e absorve mais informações disponíveis na PPC. Ele já nasceu com o DNA a personalidade da empresa e falando uma linguagem natural, acessível aos produtores. Foi desenvolvido a partir das qualidades e da experiência de campo de um dos colaboradores com mais tempo de casa na Produzindo Certo: Fábio Coelho, alguém com “a cara da empresa”, como afirma Pedr’Angelo sobre a homenagem.
Dê um oi para o Fábio. Clique aqui e conheça nosso assistente virtual.