Analista financeira da Produzindo Certo, desde cedo Jaline Mendes usou a determinação para vencer obstáculos
Curiosidade e vontade de aprender nunca faltaram para a Jaline Mendes de Sousa, 37 anos. Nem determinação. Em 2014, ela deixou o emprego em um escritório de contabilidade para se tornar estagiária na Produzindo Certo, então um programa dentro da ONG Aliança da Terra. Hoje analista financeira da empresa, ela contabiliza superações em sua trajetória.
Mãe aos 23, Jaline não desistiu de cursar a faculdade e dividiu os anos de estudo com os cuidados da filha Manuela e o trabalho.
Bem antes disso, no Ensino Fundamental, Jaline não era a estudante mais aplicada em matemática na escola. Depois de um susto com as notas na quarta série, ainda criança ela tomou uma decisão importante.
“Foi falta de interesse. Mas eu decidi que nunca mais tomaria bomba de novo. Nunca mais tirei menos de nove em matemática!”, relembra Jaline.
Quantos pais e mães não iriam querer saber essa fórmula? Para Jaline, a resposta da equação é tão clara quanto a tabuada: interesse e dedicação.
Sua relação com o mundo das ciências exatas teve novas idas e vindas. Ao escolher um curso superior, por exemplo, ela optou por Recursos Humanos.
“Fui pra faculdade pra dar melhores condições pra minha filha. Foi difícil conciliar trabalho, faculdade e ser mãe. Minha mãe foi minha parceira. Ela ensinava o dever de casa para minha filha. Quando eu chegava, ela já estava dormindo. Valeu a pena. Hoje ela tem 14 anos e estuda em uma boa escola”, afirma a sempre determinada Jaline.
Na Produzindo Certo, ela voltou aos números, exercitando seu foco na área financeira. Ao mesmo tempo, afirma, descobriu o que é propósito ao conhecer o trabalho de colegas em iniciativas como a Brigada Aliança e a assistência técnica aos produtores sobre boas práticas agrícolas e respeito à natureza.
“Você vê o conhecimento que eles passam, o entusiasmo e o amor pelo próprio trabalho. Fico muito feliz de fazer parte disso”.
A formação em humanas a ajuda a compreender melhor as relações entre as pessoas e ter desenvoltura no dia a dia de trabalho em equipe. Uma habilidade importante para quem vive em meio a planilhas de orçamentos e contas a pagar.
Na matemática familiar, a operação de somar também esteve presente nos últimos anos. Jaline conheceu e se casou com Jackson, e, há três anos, chegou Adriel, o caçula da família.
Antes da pandemia, sua atividade preferida era passar férias na praia e pescaria nos rios de Goiás. O período mais recluso em casa serviu para aproveitar ainda mais a companhia dos filhos, algo que ela sentiu tanta falta quando tinha a jornada tripla. Nesse ponto, menos foi mais.