Aos 19 anos, ela é uma das mais novas da equipe e, por influência do que aprende com os colegas de trabalho, acaba de escolher a primeira graduação
Humanas, Biológicas, Exatas? Para boa parte dos jovens, a hora da escolha do futuro e da carreira traz dúvidas nem sempre fáceis de resolver. Para a filha da dona Alba, Luciana Hellen Alves de Oliveira, não foi diferente, mas ela contou com a ajuda do ambiente de trabalho para tomar sua decisão.
Luciana nasceu em Goiânia e começou a trabalhar na Produzindo Certo em janeiro de 2021. Com apenas 19 anos, ela é uma das mais novas da equipe. Mas não pense que esta é a sua primeira experiência profissional.
Já foi recepcionista e secretária em um salão de beleza e auxiliar administrativa em uma empresa metalúrgica. A história na Produzindo Certo começou com a indicação de uma amiga para uma vaga na área financeira.
“Procurei saber sobre a empresa pois não a conhecia ainda. Fiz a entrevista e gostei da proposta. Já estava bem empolgada para fazer parte da equipe. No mesmo dia recebi a resposta de que seria contratada e logo comecei a trabalhar”, lembra Luciana.
Hoje ela atua como auxiliar no departamento financeiro e administrativo e trabalha presencialmente no escritório. “Sou eu quem faz os lançamentos e a conferência de notas da empresa, dou suporte para a Jaline (Mendes de Souza, analista financeira). Cuido também da parte de logística e de compras, assim como outras funções”.
O interesse pela área começou cedo, aos 16 anos, quando teve a primeira experiência profissional. “Fui me desenvolvendo, vendo que gostava de fazer serviços nessa área, a qual demanda toda uma organização da empresa, seja ela pequena ou grande”.
Orgulho em pertencer
Estar entre os mais jovens da empresa não a intimida. “Ser a mais nova é sentir que ainda tenho um longo caminho para percorrer e aprender com experiências e diversidades que cada um tem a passar”.
Ela se sente realizada ao contribuir com os objetivos da Produzindo Certo. “Trabalhar aqui significa progresso, pois é saber que faz parte de uma empresa a qual está por trás de um projeto de melhorias para o ambiente rural, com tecnologia e sustentabilidade. Fazer parte de tudo isso me deixa contente e orgulhosa”.
Estar imersa em contas e papéis não é um obstáculo, pois enxerga que há muito além disso. “Quando você trabalha com administrativo e financeiro, aprende que não são apenas números e algumas demandas de documentos. Tudo isso precisa ficar registrado e a conta tem que fechar para termos um bom resultado”.
Fora do escritório, Luciana gosta de curtir a família e os amigos e também de conhecer novos lugares. “Gosto muito de viajar e aprender sobre novas coisas e lugares. Procuro sempre me manter ocupada com algo que me chame atenção”.
O sonho da graduação
Prestativa, curiosa, amigável e independente. É assim que Luciana descreve a própria personalidade. E foi essa curiosidade que a ajudou na escolha da graduação. Foi conversando com os colegas de trabalho que surgiu o interesse em cursar Geografia.
“Ainda não tinha certeza do curso que queria fazer na graduação, sempre gostei de geografia e história na escola. Depois que entrei na empresa, fui conversando com algumas pessoas, pesquisei mais sobre a formação na área e acabei me interessando”.
Iniciou o curso no ano passado, na Universidade Federal de Goiás, e já tem planos de fazer pós-graduação em Relações Internacionais, além de buscar capacitação na área em que trabalha atualmente. “Meu sonho hoje é conseguir concluir minha faculdade, traçar objetivos durante meu caminho e trabalhar para melhorar o meu crescimento profissional e pessoal”.
Pode parecer confuso trabalhar na área financeira e optar por um curso de humanas. Mas aos 19 anos, ela sabe que não precisa ter pressa. “Ainda tenho um grande percurso para descobrir como conciliar tudo e como será depois de ter uma formação”.
Clique aqui e conheça outros integrantes do time da Produzindo Certo.