Iniciativas com a participação da Produzindo Certo fazem os produtores ruais e a produção responsável serem destaque em veículos com alcance nacional
Com pouco mais de três anos como empresa – até 2019, era parte da organização Aliança da Terra – a Produzindo Certo é uma empresa jovem, que traz no seu DNA uma história de mais de 17 anos relação com os produtores rurais. A abordagem inovadora da questão da produção responsável no campo e a tecnologia embarcada nas suas soluções sempre a destacaram entre agricultores e pecuaristas preocupados em conciliar sua atividade com a boa gestão do meio ambiente e dos recursos naturais e humanos. As mesmas características levaram, agora, a CEO da empresa, Aline Locks, a ser uma das convidadas para posar para a foto que ilustra a mais recente edição da revista Exame, um dos principais veículos especializados na cobertura econômica no Brasil.
Sob o título “A novíssima safra de startups do Agro”, a publicação relata o crescimento das empresas voltadas a inovar no setor, levando conhecimento e tecnologias que transformam a produção agropecuária no Brasil. Na capa, Aline aparece ladeada de Britaldo Hernandez, fundador da Solinftec, Bernardo Tabiani, da TerraMagna, e Fábio Terracini, da Adroit Robotics. A revista explica a presença da Produzindo Certo na reportagem: “Há startups que, inclusive, ensinam agricultores a cuidar melhor do meio ambiente, como a Produzindo Certo, de Goiânia. A empresa ajuda no diagnóstico e na adequação de propriedades para que atendam aos mais altos padrões ambientais e sociais. Em geral, ela é contratada por grandes companhias e associações setoriais para monitorar e certificar as cadeias de fornecimento. ‘Encontramos pequenos produtores que nunca receberam orientação técnica correta para tornar a propriedade mais sustentável. Ao contrário do que muita gente pensa, não há resistência dos produtores em aprender e fazer melhor’, conta Aline Locks, fundadora da Produzindo Certo.”
Couro sustentável
O reconhecimento da imprensa nacional, inclusive aquela não especializada em agronegócio, resume a soma do resultado de inúmeros projetos em que a empresa participa, seja como idealizadora, seja como executora. Muitos deles trazem conceitos inovadores e mobilizam parcerias internacionais para gerar mais valor ao produtor responsável, incentivando cada vez mais propriedades a se adequarem às boas práticas socioambientais.
Também esses projetos têm merecido espaço em veículos relevantes, como o grupo americano Bloomberg e o jornal Valor Econômico. Nas últimas semanas, ambos publicaram reportagens a respeito da iniciativa inédita da Textile Exchange – entidade que reúne as principais grifes de moda do mundo – de testar no Brasil um modelo para a geração de créditos de couro sustentável, que geraria uma receita extra para pecuaristas comprometidos com o cumprimento de compromissos socioambientais. A Produzindo Certo foi encarregada da execução do projeto piloto, que envolveu cinco propriedades do Centro-Oeste. A grife sueca H&M é uma das empresas que já se comprometeu a comprar esses créditos.
Soja responsável
O mesmo objetivo de gerar valor à produção responsável é o motor do Movimento Eu Produzo Certo. Neste contexto, a partir de uma parceria internacional liderada pela iniciativa REM-MT e coordenada pela Aliança da Terra, a Produzindo Certo está identificando 120 pequenos e médios produtores de soja no Mato Grosso como potenciais beneficiados. Eles terão acesso a diagnósticos socioambientais de suas propriedades e planos de ação para a sua adequação, além de contarem com a possibilidade de receber até R$ 30 mil reais em contrapartida por despesas efetuadas nessas melhorias.
O impacto do projeto, que pretende financiar até mesmo a certificação 25 desses produtores nos padrões RTRS, repercutiu na imprensa regional e também em veículos do agro em nível nacional. O site do Canal Rural, por exemplo, explicou como os produtores podem se beneficiar do programa. Nos canais Terraviva e Agro+, o diretor de Operações da Produzindo Certo, Charton Locks, explicou os detalhes e os caminhos para a participação dos agricultores em entrevistas ao vivo.
Proposta semelhante será levada pela Produzindo Certo, juntamente com parceiros locais, à região produtora do Chaco, na Argentina. Os primeiros movimentos da empresa no país vizinho, também com foco na certificação RTRS para produtores de soja, foi registrada em primeira mão pela coluna Mercado S/A, no jornal O Estado de Minas. Afinal, boas notícias não têm fronteiras.