Aos 27 anos, Isabela Moura Chagas é o tipo de profissional que gosta de encarar desafios e tem uma vontade incansável de superar limites. Prestadora de serviços como supervisora de Certificação na Produzindo Certo, ela não se intimida com pressões e é movida pela busca constante por resultados.
Dona de uma personalidade forte e decidida, é natural de Formosa, Goiás, e foi a primeira da família a se aventurar para conquistar seus objetivos profissionais e pessoais. “Sou a caçula e a primeira a sair de casa, pois estava determinada a cursar Engenharia Ambiental e Sanitária. Como esse curso não estava disponível na minha cidade, decidi me mudar para Goiânia”, contou ela.
Entre auditorias, visitas a campo e resolução de problemas junto aos clientes, ela se destaca por sua habilidade em unir conhecimento técnico e uma visão humana do agro. Na Produzindo Certo desde junho de 2023, Isabela prova diariamente que seu comprometimento vai além das tarefas; é uma paixão pelo que faz e pelo impacto que busca deixar no setor.
Graduada em Engenharia Ambiental e Sanitária pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), ela traz em seu currículo uma formação sólida, que inclui especialização técnica em Controle Ambiental e mestrado na mesma área da graduação pela Universidade Federal de Goiás (UFG), e não parou por aí.
“Na minha visão, o estudo é um processo contínuo, pois conhecimento nunca é demais. Atualmente, estou me aprofundando em temas da área agronômica para desempenhar cada vez melhor minhas funções na empresa”, disse ela.
Relação com o agro
Criada em uma família sem vínculos diretos com o campo, Isabela foi pioneira na área, junto a um dos irmãos. “Meu pai é caminhoneiro e minha mãe cabeleireira, com mais de 30 anos de experiência na profissão. Os únicos com vínculo direto com o setor agropecuário sou eu e meu irmão John Kenedy, que é agrônomo e concursado do Ibama”.
Ainda assim, o interesse pela sustentabilidade e pelo contato direto com produtores a levou para a Produzindo Certo. “No setor agro, minha experiência era limitada. Havia trabalhado com produtores rurais, mas em questões relacionadas ao saneamento básico”, lembra.
Ela conheceu a empresa por meio de uma amiga que a informou sobre uma oportunidade profissional. Foi quando pesquisou sobre a Produzindo Certo e se identificou. Percebi que minhas habilidades se alinhavam bem aos requisitos, especialmente no uso de ferramentas de geoprocessamento. Além disso, a possibilidade de trabalhar novamente com produtores rurais chamou minha atenção”.
Trabalho além do escritório
O trabalho da engenheira não se limita ao ambiente de escritório. Atualmente, é responsável por todo processo de certificações, com foco especial na certificação RTRS, na qual atua intensamente. Suas atividades incluem resolver questões com clientes, realizar auditorias internas e acompanhar auditorias externas, além de outros processos. “Desde que entrei na Produzindo Certo, foi uma área que me atraiu muito, pois combina dinamismo e diversidade”.
A demanda por inovação e tecnologia na certificação agropecuária também exige que se mantenha sempre atualizada quanto às normas de regulamentação, legislações e, sobretudo, aos padrões de certificação, que orientam diretamente as suas atividades. Além disso, ela valoriza a relação e a comunicação com os clientes.
“Considero indispensável estabelecer uma relação de confiança e cooperação com os produtores e colaboradores da fazenda, pois a integração entre todos contribui para o alcance dos resultados esperados”, pontua.
Desafios e crescimento pessoal
Os desafios fazem parte da rotina de Isabela. A barreira da língua, por exemplo, é um deles. “Não saber falar outros idiomas tem sido um desafio, mas também uma motivação para que eu busque adquirir esse conhecimento”, afirma.
O crescimento contínuo faz parte do seu plano profissional. “A cada dia, sinto-me mais satisfeita com o que estou fazendo. Espero me aperfeiçoar sempre e que, nas futuras oportunidades na empresa, eu seja considerada uma das possibilidades”.
Uma das suas metas é avançar de posição e se tornar uma referência. “Chegar a um cargo de gerência e tornar-me uma referência na nossa área de atuação, para que as pessoas me reconheçam e se sintam à vontade para buscar orientação e tirar dúvidas sobre o agronegócio”, projeta ela.
Segundo Isabela, a Produzindo Certo possui uma característica especial: o cuidado com as pessoas. “É uma empresa humana, que se preocupa com os colaboradores e está sempre em busca de melhoria”.
Nas horas vagas
Além do desenvolvimento profissional, Isabela também dedica tempo às atividades que a ajudam a equilibrar a vida pessoal e o trabalho, além de manter a saúde.
Nos momentos livres, ela pratica Crossfit, corrida e gosta muito de explorar cachoeiras, fazer trilhas e atividades radicais. Para relaxar, gosta de assistir filmes e séries com o namorado. “Não sou fã de ficar ociosa, sempre preciso estar fazendo algo”.
Mas não é só isso. Ela também gosta de boa bebida, boa comida em boa companhia. “Gosto muito de tomar uma, seja cerveja, vinho, whisky, destilados… Geralmente acompanhada de um bom churrasco ou petiscos”.
Planejamento o seu casamento para o ano que vem, ela tem objetivos certeiros também na vida pessoal. “Não é sobre ser rica (risos). Meus sonhos são coisas simples: desejo constituir uma família, viajar pelo mundo para conhecer novas culturas, ter uma casa própria e viver com saúde e felicidade”, conclui.