Está aberta a temporada de plantio. E com a chegada da hora de semear as safras de grãos, o produtor deve tomar alguns cuidados
O início do mês de outubro marca a chegada da temporada de chuvas em grande parte do Brasil e, com ela, o início do plantio das chamadas safras de verão. Com variação para cada região do país, em função principalmente das questões climáticas, esse é o momento de máquinas e trabalhadores rurais irem para o campo, para a semeadura.
A última quinta, dia 7, foi a data oficial de abertura da safra 21/22 para a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). Com a seca e o calor, porém, em regiões do Sudeste e do Centro-Oeste os produtores ainda aguardam o melhor momento para acelerar o plantio, especialmente da soja. Já na região Sul, onde a chuva vem caindo desde o fim de setembro, muitos já estão em plena atividade.
O plantio é uma operação agrícola crucial para determinar o sucesso de uma safra. Por isso, a Produzindo Certo reuniu algumas orientações técnicas para os produtores rurais, nesse que é um dos momentos mais delicados do ano para o agricultor.
Vale lembrar que esse também é o momento de repassar as boas práticas e renovar o compromisso com a agricultura responsável. Quem adota as melhores tecnologias de cultivo, como sistema de plantio direto, fixação biológica de nitrogênio no solo, integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), manejo integrado de pragas, doenças e plantas daninhas, e faz uma boa seleção de sementes, registra ganhos de produtividade e aumenta o equilíbrio entre produção e conservação.
Mas tudo isso precisa ser pensado de forma sistêmica e contínua. “O momento do plantio é a hora do produtor colher o que plantou em boas práticas do solo. Se ele tem um solo com boa cobertura e faz plantio direto, reduz o risco de erosão e o solo perde menos água por evaporação. Se fez uma rotação de cultura, terá menos incidência de pragas. Tudo isso vai influenciar a qualidade da germinação das sementes. Quem adotou boas práticas agrícolas tem muito mais segurança para o plantio do que quem não fez”, reforça Jaime Dias, agroecólogo da Produzido Certo.
A seguir, as dicas da engenheira agrônoma Cristiani Santos Bernini, também da equipe da Produzindo Certo, para o produtor fazer um bom plantio e abrir caminho para a melhoria do desempenho da sua safra:
1. Semeadura: observe a época de plantio ideal e a profundidade da semeadura, para que as sementes tenham uma emergência rápida e uniforme. Ao escolher a cultivar, observe se ela é adaptada ao clima da região. Você ainda pode fazer o tratamento dessas sementes (com uso de fungicida, inseticida ou inoculantes, por exemplo) e observar a sua qualidade. A população de plantas também deve ser adequada a cada cultivar.
2. Monitoramento: atenção com a posição semente/adubo, a regulagem e calibração das máquinas agrícolas e implementos. Utilize a compatibilidade de produtos químicos, com cuidado no manuseio e aplicação, e realize o monitoramento e controle de plantas daninhas, pragas e doenças.
3. Condições climáticas: fique atento à previsão das chuvas no seu município para definir o momento certo de iniciar a semeadura da lavoura, evitando problemas de estiagem ou excesso de umidade e, assim, reduzir a possibilidade de eventuais replantios.
4. Acompanhamento técnico: procure seguir orientações e suporte técnico nas aplicações de agroquímicos (tecnologia de aplicação): produtos, doses, temperatura, umidade, entre outros, incluindo a rotações de ingredientes ativos dos defensivos.