Retrospectiva 2022: Seção Faça Certo trouxe conteúdo prático e didático sobre pontos importantes como tributos e economia de recursos
Além do solo, da semente, dos fertilizantes e defensivos, a informação é um importante insumo na vida do produtor rural. Por isso, na seção “Faça Certo”, publicamos diversos conteúdos que orientam sobre como aplicar boas práticas na fazenda, seguir corretamente a legislação e ainda ficar em dia com os tributos.
Um dos temas abordados em 2022 foi o descarte correto das embalagens de defensivos agrícolas. Um importante serviço que o produtor brasileiro presta à sociedade e ao meio ambiente com o suporte e a orientação do INPEV, o Instituto Nacional de Embalagens Vazias. Graças ao Programa Campo Limpo, o Brasil é líder na logística reversa deste tipo de resíduo e descarta corretamente mais de 90% das embalagens vazias de agrotóxicos.
A economia, tanto para reduzir gastos quanto para preservar os recursos naturais, também foi pauta por aqui. Trouxemos técnicas simples que ajudam a reduzir o consumo de água na fazenda, orientações para tornar a irrigação mais eficiente e ainda dicas para o produtor usar menos combustível na fazenda.
As queimadas, infelizmente tão presentes na rotina dos produtores, também foi tema, mais de uma vez durante o ano. Afinal, os ciclos se repetem e sempre, com a chegada do outono, as chuvas ficam mais escassas, a vegetação mais seca e os riscos de incêndio nas matas e nas lavouras ameaçam as propriedades rurais em praticamente todas as regiões brasileiras. Por isso, saber o que fazer e ter os equipamentos certos para agir pode salvar vidas e evitar que os investimentos de uma vida inteira sejam perdidos.
Ainda falamos sobre tributação e como usar reservas legais e áreas de preservação para ficar em dia com a Receita Federal. Todo ano, o produtor sabe da obrigação de declarar o Imposto Territorial Rural, entre os meses de agosto e setembro, mas muitos não fazem ideia de como usar a preservação ambiental a favor.
“O produtor deve ficar atento e indicar quais são de fato as áreas produtivas e quais são as não utilizáveis”, disse Fabiane Machado, contadora da Guapo Consultoria, em entrevista ao blog.
E claro que não faltaram dicas de práticas simples e de modelos de produção para ampliar a sustentabilidade nas fazendas. A agricultura regenerativa foi um dos assuntos voltados a esse aspecto. O conceito que defende a harmonia entre a produção e a proteção dos recursos naturais vem sendo cada vez mais adotado no mundo.
Existem várias ferramentas à disposição do produtor rural para que ele se torne mais sustentável e eficiente, mas ele precisa conhecê-las. Por isso, seguiremos com essa missão em 2023: oferecer conteúdo prático e qualidade para auxiliá-los a fazerem as melhores escolhas e elaborarem as melhores estratégias na busca pelo agro responsável.