Confira algumas dicas sobre como reduzir o consumo desse recurso tão valioso na produção de alimentos
A água, como aprendemos desde cedo, é essencial para a vida. Portanto, sua correta gestão é uma missão para todos nós: cidadãos comuns, produtores rurais, indústria, poder público e sociedade civil. Apesar de ser um recurso renovável, a água é limitada e sua disponibilidade depende das condições climáticas e do uso responsável de outros recursos naturais do planeta.
Na agropecuária a gestão hídrica ganha um significado ainda maior, uma vez que a água nas doses certas é uma necessidade presente em todas as fases do cultivo de alimentos, da criação de animais e da fabricação de produtos com maior valor agregado.
Muita tecnologia tem sido usada para tornar o uso dos recursos hídricos mais eficientes no campo. A irrigação é um bom exemplo. O sistema de gotejamento pode reduzir o consumo em até 60%, apontam alguns estudos.
Mas algumas técnicas e hábitos simples, que listamos abaixo, também podem ajudar o produtor neste desafio cotidiano, além de contribuir para outra questão importante que é a redução de custos. Confira:
Armazenar água da chuva – Uma solução já aplicada por muitos produtores. O uso de calhas, cisternas ou caixas d’água extras, ajuda a captar água para várias atividades na fazenda, como a lavagem de instalações, máquinas e equipamentos.
Uso de telas de proteção – Principalmente em pequenas e médias plantações, as telas ajudam a controlar a radiação solar na lavoura e, dessa forma, também a equilibrar a temperatura e o consumo de água pela planta.
Evitar a erosão do solo – Uma terra bem cuidada aumenta a eficiência do uso de água pela irrigação, por exemplo, ao reduzir a frequência em que a planta precisa ser molhada. Algumas das formas de se manter uma boa cobertura no solo é investir no plantio direto e na rotação de culturas.
Atenção ao horário da irrigação – A irrigação deve ser feita nos horários mais frios do dia ou mesmo durante a noite. As horas mais quentes favorecem a evaporação da água do solo e a transpiração das plantas.
Máquinas de água sob pressão – Substituir a mangueira por máquinas sob pressão pode reduzir em até 50% o uso de água na limpeza das instalações da propriedade, além de eliminar mais facilmente os dejetos dos animais.
Uso de bebedouros – Na pecuária, o uso de bebedouros em locais estratégicos pode trazer diversos benefícios, como por exemplo, garantir oferta contínua e água de qualidade para os animais. Além disso, substitui a necessidade de levar o rebanho até o reservatório ou rio mais próximo, o que pode comprometer o processo de engorda e ainda criar condições para a contaminação da água.