Você abastece caminhões e máquinas na fazenda? Fique atento a essas dicas de como manter um posto de combustível na sua propriedade
Para conhecer todas as normas de segurança de armazenamento de combustível e realizar o abastecimento de forma segura para os trabalhadores e para o meio ambiente, os produtores rurais devem se atentar, principalmente, a três fatores: instalações, sinalização adequada e operação dos equipamentos.
Os óleos combustíveis são inflamáveis e podem contaminar o solo e a água em caso de vazamentos. Assim, a estrutura para armazenar o material deve ser construída em material resistente ao fogo, como estrutura metálica ou de alvenaria.
O tanque de combustível deve ser instalado dentro de uma bacia de contenção com piso e parede impermeáveis. Essa bacia deve considerar uma capacidade pelo menos 10% acima do limite do tanque e evitar danos em caso de derramamento.
Ligada à bacia de contenção deve ser instalada uma caixa de separação de água e óleo, além de uma válvula de escoamento entre a bacia de contenção e a caixa separadora, sendo essa aberta apenas quando for realizar eventual esgotamento da bacia.
Outro ponto de atenção é a bomba de transferência de combustível, que deve ficar fora da bacia de contenção.
A pista de abastecimento de máquinas e veículos também deve possuir piso impermeável. Atente, ainda, à validade dos extintores de incêndio.
A boa sinalização é uma ferramenta para garantir a segurança de todos. Espalhe placas educativas no espaço, com informações como “Proibido fumar” e “Perigo! Inflamável!”.
Propriedades rurais com pontos de abastecimento com capacidade a partir de 15 mil litros de armazenamento devem ser cadastradas e sua operação autorizada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), atendendo os dispositivos da Resolução ANP N° 12, de 21 de março de 2007.
Toda essa estrutura é verificada nas visitas técnicas da equipe da Produzindo Certo às fazendas, que afere a adequação dessas exigências.