Quando criança, Fábio Santos Lima Filho passava horas acompanhando a manutenção dos computadores da lan house de uma prima. Aos 14 anos, o jovem de Edéia, no interior de Goiás, já demonstrava interesse por redes, cabos, placas e sistemas. “Desde criança sempre gostei de videogame, computador e jogos online”, conta ele.
O que era apenas curiosidade virou paixão e, mais tarde, profissão. Hoje, aos 24 anos, ele presta serviços como desenvolvedor front-end na equipe de Tecnologia da Informação (TI) da Produzindo Certo.
Fábio entrou na empresa em janeiro de 2023, impulsionado pela dica de uma tia, ex-funcionária da ONG Aliança da Terra. “Fiquei sabendo que iriam montar o time de TI e me interessei na hora, pois estava quase concluindo a faculdade”, lembra.
Formado em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal de Goiás, ele já chegou com a bagagem de quem sabia o que queria para a trajetória profissional.
No dia a dia, é responsável por desenvolver a parte visual dos sistemas da empresa, aquelas telas que tornam o uso mais intuitivo e prático para os colaboradores. Trabalha no escritório de Goiânia, onde compartilha as tarefas com o restante do time de tecnologia.
“O sucesso do meu trabalho depende da união de todos do time da TI, pois um depende do outro para entregarmos ferramentas que funcionam para os colaboradores da Produzindo Certo”, explica.
Desde o início, a transição entre teoria e prática foi um dos grandes desafios. “Mesmo tendo contato na faculdade, o mercado é totalmente diferente. Foi uma experiência nova e um aprendizado intenso, mas sigo amando a minha área de atuação”.
Infância, fé e paixão por tecnologia
A afinidade com a informática surgiu cedo, mas foi cultivada aos poucos. Aos 16 anos, Fábio fez um curso técnico em informática e logo conseguiu uma vaga como jovem aprendiz na área de TI de uma multinacional. Foi a confirmação de que estava no caminho certo. “Ali tive certeza de que era isso que queria para minha vida”, conta.
Filho de um torneiro mecânico e de uma mãe dedicada à casa e à família, Fábio cresceu em um ambiente onde o trabalho e a fé caminham juntos. “Minha mãe sempre foi muito ativa na igreja, e dela veio todo meu amor e espiritualidade. Servi na igreja por sete anos”. Essa base o ajuda a manter o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.
Mesmo com uma rotina intensa, ele valoriza o tempo com os amigos e a família. Aos domingos, a missa é compromisso certo. “Gosto muito de viajar , sair , beber uma cerveja, jogar vôlei de praia, ir à igreja e escutar música”, disse ele que se descreve como alguém “muito eclético”, que busca equilíbrio entre momentos solitários e de convivência.
“Ao mesmo tempo gosto de ficar em casa e de sair. Não posso ver um convite para fazer qualquer coisa, que meu nome é ‘Pronto’”, brinca.
Além da atuação na Produzindo Certo, Fábio tem planos claros para o futuro. Deseja fazer uma pós-graduação na área de front-end e também aprimorar o inglês para melhorar sua comunicação. “Quero me tornar um excelente profissional e buscar conhecimento para posições de liderança. Quem sabe um dia me tornar tech lead?”, sonha.
Desenvolver para simplificar

Fabio com os pais, Fabio Santos Lima e Ana Maria das Dores, e a irmã Tauanne Lima
Mais do que escrever códigos e criar interfaces, Fábio se motiva ao ver os resultados concretos do seu trabalho dentro da Produzindo Certo. “Ver as ferramentas que ajudo a desenvolver sendo utilizadas e proporcionando agilidade, melhoria e retorno para a empresa é muito gratificante”, afirma. Essa percepção reforça a importância do papel que exerce no time.
Ele não atua diretamente em projetos únicos, mas presta serviços em praticamente todas as funcionalidades novas desenvolvidas na área de tecnologia. Cada linha de código representa um passo no aprimoramento dos sistemas internos.
Apesar do envolvimento técnico, Fábio entende que seu crescimento depende de algo além do domínio de ferramentas. “O trabalho em equipe, a união e a conversa com o time são fundamentais. Ajudar uns aos outros é essencial para atingir as demandas diárias”, afirma. Essa colaboração é, para ele, o maior aprendizado que teve desde que entrou na empresa.
Em paralelo ao crescimento profissional, ele também tem um lema que orienta sua atuação: “Desenvolver novas telas para simplificar e agilizar processos, garantindo melhorias contínuas para o futuro.” É esse pensamento que guia suas entregas e o impulsiona a seguir aprendendo e contribuindo com o time de TI.
Constante aprendizado e olho no futuro
Fábio sabe que atuar com tecnologia exige atualização constante. “O maior desafio do meu trabalho são as constantes atualizações das bibliotecas e softwares”, comenta. Por isso, não perde oportunidades de aprimoramento. Desde o início na Produzindo Certo, a empresa ofereceu acesso a plataformas de cursos, o que o surpreendeu positivamente. “Nos possibilita um maior crescimento na jornada”, avalia.
Essa abertura ao conhecimento também se reflete em seu conselho para quem quer seguir a carreira na área. “No começo da jornada de programação pode ser difícil, mas sempre foque no seu objetivo. Busque novos conhecimentos e ajuda também. A área de TI vive em constante atualização, e não tenha medo de novos desafios”, orienta.
Fábio ainda está no início da sua jornada dentro da Produzindo Certo, mas já se vê trilhando um caminho promissor. Entre os objetivos estão prestar serviços como desenvolvedor pleno, depois sênior, e futuramente, quem sabe, em alguma posição de liderança.
A soma de dedicação, paixão e vontade de evoluir é o que o impulsiona todos os dias. E ele sabe que nenhuma conquista acontece sozinho. “Busco crescer na empresa, buscar novos conhecimentos e especializar em minha área pra somar ao time”, conclui.