Mais de 7.300 propriedades estão cadastradas hoje na Plataforma Produzindo Certo (PPC). São fazendas que receberam visitas técnicas e um diagnóstico socioambiental completo, com a análise de mais de 1.400 requisitos, além de um plano de ação sob medida para as adequações necessárias.
Entretanto, desde o ano passado a Produzindo Certo passou a oferecer um outro modelo de avaliação socioambiental 100% digital, para o público que precisa fazer uma análise de compliance rápida de uma propriedade rural.
Trata-se do Extrato Socioambiental, um serviço prático e extremamente rápido, realizado de forma totalmente digital e remota. “Não precisamos que um técnico vá até a propriedade para fazer a avaliação”, destaca Leonardo Pinheiro, Head de Inovação e Tecnologia da Produzindo Certo.
Com algumas informações simples, como uma coordenada de latitude e longitude, ou número do registro no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o CPF do proprietário, a partir da Plataforma Produzindo Certo ou do aplicativo Eu Produzo Certo, em menos de 30 segundos é possível fazer uma análise socioambiental de qualquer propriedade do Brasil.
Um detalhe importante, nesse formato de extrato socioambiental são avaliados alguns indicadores de forma remota. “Em um clique é analisado o desmatamento, embargo ambiental, toneladas de carbono equivalente estocadas na vegetação das propriedades, verifica se a propriedade está dentro de uma Unidade de Conservação ou de uma Terra Indígena, e se está na lista de trabalho análogo a escravidão”, explica Leonardo.
Além disso, o relatório que é gerado simultaneamente traz dados detalhados sobre o quadro de uso de cobertura do solo (aponta e qualifica a área produtiva na fazenda, quanto tem de água e florestas). Também traz informações sobre a cicatriz de queimadas dos últimos 2 anos e tipo de solo predominante na propriedade.
De janeiro a março deste ano, cerca de 4 mil extratos socioambientais foram gerados pela Plataforma Produzindo Certo.
Hoje o serviço é utilizado essencialmente pelas empresas parceiras, que querem analisar a rede de fornecedores, entre outros objetivos. Mas os produtores cadastrados na PPC também podem solicitar o extrato.
Ficou interessado e quer conhecer as condições de contratação?
Entre em contato com a nossa equipe!