Uma das maiores traders de commodities do mundo, a americana ADM mantém desde 2009 o programa Doing It Right, uma das mais longínquas parcerias da Produzindo Certo. Graças a essa parceria, produtores como Gerusa Catelan Trivelato conseguiram promover transformações em suas propriedades e até mesmo em suas vidas. Gerusa tinha um sonho: fazer da Fazenda Zilmar, em São Gabriel do Oeste (MS), uma propriedade modelo. A parceria ADM/Produzindo Certo forneceu as diretrizes necessárias para que ela convertesse suas aspirações em ações concretas. Fornecedora de soja e milho para a ADM, a Fazenda Zilmar é agora referência em sustentabilidade. Gerusa explica por quê.
“Somos produtores na região de São Gabriel do Oeste há mais de 40 anos. Começamos com a minha mãe, que foi pioneira na área e que acabou transmitindo a paixão pelo campo para toda a família. Antigamente, não se sabia nada sobre sustentabilidade. A fazenda era administrada de forma simples, sem grandes preocupações. Isso mudou – ainda bem.
Não é de hoje que estou interessada em desenvolver projetos sustentáveis. Eu só não sabia como. Felizmente a ADM, para quem vendemos soja e milho, acabou introduzindo a plataforma da Produzindo Certo na cidade. Há dois anos, fomos convidados para participar. A proposta veio na hora certa: a sustentabilidade estava no horizonte da fazenda, mas não havia um plano bem traçado, um caminho a seguir.
O projeto da ADM com a Produzindo Certo ofereceu exatamente isso, a oportunidade de transformar boas ideias em ações concretas. Com a ajuda deles, implementamos, especialmente no ano passado, uma série de medidas. Entre as iniciativas que adotamos estão a compostagem, a coleta de lixo seletiva, a tríplice lavagem das embalagens de agrotóxicos e o isolamento de alguns equipamentos que podem causar danos físicos. Tudo isso foi possível porque tivemos o apoio da Produzindo Certo.
Mas há muito mais. Também fazemos agora o plantio direto e estamos instalando uma cisterna para reutilizar a água da chuva. A nossa fazenda tem uma grande conexão com o meio ambiente. Possuímos uma reserva legal, que fica dentro da mesma bacia hidrográfica da propriedade.
A Produzindo Certo nos incentiva, apoia e acompanha. Uma das vantagens que enxergo na empresa é o fato de seus profissionais serem muito acessíveis. Sempre aparece alguma situação para a qual precisamos nos adequar, já que há muitas regras que devemos seguir. Nessas ocasiões, procuramos a Produzindo Certo, e ela sempre traz as respostas que procuramos.
Há muito a se ganhar com a sustentabilidade. No primeiro momento, é preciso pensar que, ao sermos responsáveis do ponto de vista ambiental, estamos cumprindo o nosso papel para preservar a natureza. É uma satisfação saber que, como cidadã, você está fazendo o melhor para proteger o planeta que, afinal, pertence a cada um de nós.
Para os produtores, o debate em torno da sustentabilidade é ainda mais importante. Já que exploramos a terra, é nossa obrigação cuidar dela da melhor maneira possível. A terra dá o fruto e nós, em troca, a preservamos. Não existe melhor parceria.
Por enquanto, ainda é relativamente caro manter uma propriedade sustentável. Se houver mais projetos na área, se as novas tecnologias ficarem mais acessíveis, se o país tiver uma estratégia nacional para estimular a sustentabilidade dentro das fazendas, todas essas iniciativas certamente serão transformadas em lucro.
A boa notícia é que a demanda por alimentos produzidos de maneira sustentável é muito grande e estou convicta que será cada vez maior. Ou seja: os produtores que respeitaram o meio ambiente – e, nesse sentido, a parceria com a Produzindo Certo é muito bem-vinda – estarão numa posição melhor para enfrentar as mudanças que o futuro trará.”