Formada em Pedagogia, a produtora Tábata Stock usou a importância do aprendizado na transformação da fazenda da família
A Fazenda Rio do Pedro, localizada em Santa Maria do Oeste, no Paraná, coleciona certificações e prêmios. A propriedade faz parte da Plataforma Produzindo Certo desde 2017, como participante de um programa da Cooperativa Agrária. Exemplo de boas práticas sociais, tem quase 100% de conformidade com o protocolo socioambiental da empresa e busca agora a certificação RTRS da Associação Internacional de Soja Responsável.
Por trás de todo o sucesso do Grupo Família Stock está uma mulher. Vaidosa, jovem e inovadora, Tábata Stock, de 33 anos, é formada em pedagogia e aplica os conhecimentos obtidos em sua formação na gestão da empresa da família. Filha de Ernesto Stock, descendente de alemães, Tábata já está a frente da administração da fazenda há quase uma década.
“Meu pai me convidou para fazer parte da empresa porque precisava de alguém da minha área para conseguir certificações e bônus para a empresa prosperar. Eu aceitei o convite e foi quando tudo começou”, conta.
Dia após dia Tábata lutou contra preconceitos de um ramo liderado, até então, por homens. E despertou nos funcionários da empresa o desejo de serem profissionais de alta performance. Hoje, os colaboradores da Fazenda Rio do Pedro recebem treinamentos e incentivos para maior tempo de registro.
“Minha gestão é inovadora, afinal aplico técnicas pedagógicas em um ambiente rural”, ela explica. “Como é de se imaginar, meu início nessa aplicação da pedagogia foi muito difícil e árdua, pois é um ambiente muito conservador e sistemático!”
“As dificuldades eram e muitas ainda são. A aceitação e preconceito por parte dos colaboradores e outras pessoas do meio foi a minha dificuldade maior. Além de eu ser mulher, jovem, inovadora e trabalhar num meio muito masculino, ainda hoje enfrento preconceitos diários”, ela relembra. O maior preconceito vem de mulheres da região que acreditam que fazenda “não é lugar de mulher”.
Herança responsável
Pelo Programa Agrária de Gestão Rural, da Cooperativa Agrária, a empresa da família Stock atingiu nível ouro de sustentabilidade. As boas práticas sócio-ambientais da Fazenda Rio do Pedro vão do reaproveitamento da água – originária de poços artesianos – à preservação de cerca de 41% da propriedade, um número acima do que pede a legislação.
Voltada para produção de grãos, a propriedade utiliza a rotação de culturas e integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) para o aproveitamento máximo da terra produtiva. O gado é criado solto em pastos e os bezerros são amamentados pelas mães até o embarque em caminhões.
A árvore genealógica de Tábata faz parte do sucesso dela e da empresa. “A sucessão me trouxe muito conhecimento e aprendizado”, ela explica. “Considero-me uma mulher formada por três pessoas: meu avô, meu pai e minha mãe. Deles tenho características muito importantes! Honra, força, comprometimento e determinação.”
Certificação japonesa
Vencedora do Prêmio Fazenda Sustentável, entregue pela revista Globo Rural em 2017, a fazenda da família Stock agrega certificados em sustentabilidade, segurança e saúde ocupacional. Além disso, a empresa possui a certificação 5S, um programa de gestão de qualidade que visa aperfeiçoar aspectos como organização, limpeza e padronização dos locais de trabalho.
Obter o padrão 5S foi um dos primeiros objetivos de Tábata no início da gestão. De origem japonesa, a certificação avalia cinco conceitos do desempenho das empresas: organização e melhor uso da área; simplificação, ordem e arrumação; limpeza; padronização; disciplina e autodisciplina. Talvez a aplicação de tais conceitos fossem extremamente difíceis se realizada por um agrônomo como o pai dela. No entanto, nas mãos da pedagoga Tábata o sucesso foi inevitável.
Conheça outras histórias de produtores responsáveis na seção Eu Produzo Certo.