Em Sinop, no Mato Grosso, ele comanda a Agropecuária Shalon e, na internet, o canal Pequeno Produtor Rural, onde divulga o conhecimento que adquire no campo
“Olá, meus amigos do canal…” Assim o produtor André Barbosa inicia mais uma transmissão no seu canal, na internet. Qual a melhor variedade? Quando realizar o plantio de uma determinada cultura? Como fazer uma nova instalação na fazenda? Esses são alguns dos temas que ele aborda nos vídeos.
O canal Pequeno Produtor Rural tem mais de 3,5 mil inscritos no YouTube, cerca de 200 vídeos postados e uma média mensal de 80 a 100 mil visualizações. “Foi rápido! Quando cheguei em 1000 mil inscritos, monetizei o canal e vi que isso poderia ser mais uma renda na propriedade. Pensa que legal fazer algo que gosta, compartilhar conhecimento e ainda ganhar com isso”, diz André Barbosa.
O perfil dedicado ao trabalho no campo acaba de completar dois anos. Mas a intimidade com a internet começou bem antes. Sempre que precisava saber sobre algo, ele tinha o costume de pesquisar vídeos com outras pessoas ensinando como fazer.
André não começou a trajetória na comunicação falando da produção agrícola. Antes, decidiu investir em uma construção barata e prática para locação. “Queria fazer algo para melhorar a minha renda, tinha uns 30 mil e pensei ‘vou fazer uma quitinete em um terreno aqui na cidade para alugar’”, lembra o produtor.
Foi quando descobriu a construção de “casa container” e resolveu se aventurar. A experiência foi compartilhada na internet e lhe rendeu o primeiro canal com bom retorno de público. Naquela época, a produção agrícola era tocada em parceria com o vizinho e André tinha pouco poder de decisão.
Em 2019, quando o contrato de sociedade acabou, ele resolveu comandar sozinho a lavoura, encerrou o canal de construção e criou um dedicado ao trabalho no campo.
“Criei um canal voltado para pequenos produtores rurais. Era um nicho diferente, comecei a postar vídeo e, da mesma forma [do canal anterior], começaram muitos seguidores com perguntas e elogios. Fiz um vídeo e bombou! Foram mais de 30 mil visualizações, muitos comentários”, lembra.
Eu Produzo Certo
André já noticiou no canal: é um dos produtores de Mato Grosso inscritos no projeto Eu Produzo Certo – iniciativa do Projeto REM-MT, coordenada pela Aliança da Terra e executada pela Produzindo Certo –, que está selecionando 120 pequenos e médios produtores de soja do estado para adequação socioambiental e certificação da produção. A expectativa dele é conseguir realizar na propriedade as melhorias que tanto deseja. Para isso, conta com o incentivo de até R$ 30 mil reais oferecido pelo projeto no sistema de contrapartida pelos investimentos feitos (a cada dois reais aplicados nas melhorias, um é reembolsado pelo projeto).
“Meu plano é fazer uma propriedade sustentável, um modelo de produção para pequenos e grandes produtores rurais. Tenho muitas coisas para melhorar. Adotei o sistema de plantio direto, a fixação biológica de nitrogênio, através do pulverizador de sulco, tem me ajudado muito, o manejo de plantas daninhas resistentes aos principais herbicidas tenho feito mecânico ou manual […]. Preciso melhorar, diminuir o uso de fertilizantes e defensivos químicos”, destaca André.
A Agropecuária Shalon, que em breve deve ser identificada apenas como Agro Shalon, pois não investe mais em pecuária, tem cerca de 70 hectares dedicados à produção de soja, milho, milheto e à criação de galinha caipira. Outros 70 hectares foram recém-arrendados para a ampliação do plantio.
André toca a propriedade com a ajuda da esposa e do pai. Além disso, troca ou paga diárias ao vizinho. A inscrição no projeto de adequação é um importante passo. “Acho muito importante, pois recebemos um diagnóstico ambiental da propriedade, com esse diagnóstico a gente sabe onde tem que melhorar e a partir daí traçamos um plano de ação, fazendo as melhorias e adequação na propriedade, eliminando os pontos mais críticos até chegar 100% certo”.
Uma ideia na cabeça e um celular na mão
A visita da equipe da Produzindo Certo à propriedade dele rendeu mais um vídeo para o canal. De forma simples e prática, como faz sempre, ele sacou o celular e gravou um papo com o COO da empresa, Charton Locks, e com o coordenador comercial, Diego Pedr’Angelo, para contar aos seguidores o que é o projeto e como será realizado.
“O que eu acho que é bom para mim, creio ser bom para meus vizinhos. E tendo mais produtores vizinhos no projeto temos mais força no projeto, podemos ser vistos como um grupo de produtores que produz pensando no meio ambiente. Isso pode, no futuro, nos dar mais crédito, tanto entre os grandes compradores de commodities quanto nos bancos financiadores. Afinal…quem não quer investir em um grupo que faz as coisas certas?”.
E é sempre assim, preocupado em passar adiante o que sabe, de forma simples e até mesmo improvisada, que o André faz os vídeos para a internet. “Meus conteúdos são quase todos ensinado a fazer algo. Procuro transmitir o que sei fazer de uma forma simples humilde e mesclado com o que é o dia a dia de um pequeno produtor rural”.
Hoje, além dos conteúdos práticos e técnicos, ele tem se aventurado também em fazer entrevistas com especialistas e comentar a participação em dias de campo e exposições. ‘Mais o que o povo gosta mesmo é das gambiarras que o produtor faz”, brinca ele.
Clique aqui e leia mais conteúdos da seção Eu Produzo Certo.
Conheça o Canal Pequeno Produtor Rural.