Empresa familiar com sede em Goiânia (GO), A Milhão Ingredients foi fundada em 2002, em um período em que o milho ainda não ocupava o protagonismo que tem hoje no agronegócio brasileiro.
No entanto, seus fundadores enxergaram uma oportunidade no potencial do milho não transgênico, acreditando que ele poderia atender a nichos de mercado em crescimento, como o de alimentos orgânicos e produtos naturais.
Com essa visão inovadora, a Milhão nasceu com o propósito de produzir ingredientes de milho de alta qualidade, não transgênicos, focados em atender demandas específicas das indústrias alimentícias e de ração animal, tanto no Brasil quanto no exterior.
Apostando em sustentabilidade e rastreabilidade desde o início, a empresa se estabeleceu como uma referência, crescendo junto com o aumento da relevância do milho na agricultura nacional.
“A gente consome a Milhão praticamente o dia todo. Hoje a gente produz 45 ingredientes a partir do milho não transgênico, que é a nossa especialidade”, contou um dos sócios fundadores e CEO da Milhão, Luciano Carneiro, no novo episódio do Flashcast.
No bate-papo com Charton Locks, cofundador e diretor operacional da Produzindo Certo, ele também destacou o salto de produção da companhia. “Saímos de 180 toneladas/mês para 30 mil toneladas em 22 anos”. O volume inclui a comercialização de ingredientes e a revenda de grãos especiais.
No início deste ano, o grupo anunciou duas grandes novidades. Ganhou um novo sócio, a Amaggi, e também divulgou a compra de uma nova unidade industrial, em Rio Verde (GO). A expectativa com a nova aquisição é dobrar a produção nos próximos dois anos.
A empresa atende atualmente gigantes do setor de alimentos e bebidas e, para Luciano, um dos grandes diferenciais de mercado foi apostar no grão não transgênico. “O não transgênico foi exatamente a oportunidade que a Milhão precisava”.
Além disso, com um plano robusto de sustentabilidade, a Milhão possui certificações de peso no Brasil e no exterior e inova mais uma vez ao lançar uma certificação própria.
“A gente tem a nossa certificação Milhão, que eu vou colocar o produtor em quatro escalas, no mínimo ele tem que ser bronze, tem que atender os pré-requisitos legais. Sem isso a Milhão não compra, seja ambiental, social. Mas tem vários níveis. Então a gente tem o bronze, o prata, o ouro e o diamante”, explicou o CEO.
Para o executivo, a sustentabilidade e as certificações são o grande diferencial do agro brasileiro no exterior. “Com essas certificações a gente começa a equilibrar com a turma lá fora. Realmente é importante a gente ter essas certificações”.
Mas não para por aí. A empresa também está prestes a investir no milho regenerativo e fará parte do Reg.IA, o primeiro consórcio de agricultura regenerativa da América Latina, que já conta com as empresas Agrivalle, Bayer, BRF, Gapes e Produzindo Certo.
“Não adianta só falar. Eu tenho que ter um terceiro que realmente vai lá e certifica que o produtor parceiro da Milhão tem essas práticas sustentáveis. É o que o mercado pede, esse papel no final das contas”.
Confira a entrevista completa a seguir:
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