Logo mais, nesta quarta-feira, 13, às 19h, acontece o lançamento da oitava edição do Vozes Responsáveis, no canal da Produzindo Certo no YouTube. A pauta desse novo encontro é a democratização dos conceitos socioambientais no agronegócio: “Sustentabilidade para Todos – Como as empresas podem ampliar seu alcance a produtores de todos os portes e regiões”.
Para debater essa questão de extrema importância para o produtor rural e para as cadeias agroindustriais, a Produzindo Certo convidou profissionais que lidam com o assunto todos os dias e por diversos ângulos. Coincidentemente, um encontro de vozes femininas, de mulheres que são liderança em suas atividades.
Amanda Cosenza, head de ESG e Comunicação da BAT Brasil, companhia que é a maior produtora de tabaco do Brasil, leva para a conversa detalhes de como a empresa vem construindo um grande programa de agricultura sustentável. A executiva detalha os desafios para se implantar esse conceito em larga escala e de como é o relacionamento com os fornecedores para incorporarem os conceitos de ESG no rotina de produção.
Daniela Santos, especialista em Estratégia de Agronegócio do Sicredi, fala sobre como os fatores de sustentabilidade impactam nos processos de obtenção de crédito. O Sicredi tem mais de 120 anos de história, atua em praticamente todo o País e conta com mais de 7 milhões de associados. Ou seja, o que não falta é exemplo de situações referentes à relação de agricultor com a busca por crédito.
Carolina Razaboni, engenheira agrônoma e produtora rural em Borrazópolis, no interior do Paraná, traz a visão de quem está do lado de dento da porteira, de como são os desafios para garantir que a fazenda seja sustentável e mantenha a rentabilidade. Carolina, que também trabalha com o fornecimento de insumos, entende bem quais são as dores de quem precisa equilibrar produção e preservação em um ambiente conhecido como “uma fábrica a céu aberto”. Sobretudo com o agravante das mudanças climáticas.
Aline Locks, CEO da Produzindo Certo, traz para o centro da conversa as soluções, os procedimentos e as ferramentas que moldam o processo de evolução de uma propriedade rural para o status de sustentável. E em diferentes níveis de preservação, desde o que estabelece a legislação nacional até os patamares dos consumidores mais exigentes, dentro e fora do País. É o caminho da certificação internacional, que também abre portas para melhores negociações.
A conversa de cerca de uma hora, com mediação do jornalista Romualdo Venâncio, é uma verdadeira troca de experiências e um convite ao debate sobre a teoria e a prática da democratização da sustentabilidade. Essa integração de ideias é uma contribuição para que a agricultura e a pecuária nacionais encontrem melhores formas de agregar valor à produção responsável, que há tempos já faz parte da rotina das fazendas brasileiras.
Não perca! O lançamento da oitava edição do Vozes Responsáveis é às 19h, no canal da Produzindo Certo no YouTube. Se não puder acompanhar nesse horário, não se preocupe, o bate-papo ficará disponível para que possa ver e rever quando quiser.