Saiba o que é e como calcular a sua pegada de carbono, ecológica e hídrica, indicadores que medem o seu impacto no planeta
O mundo está prestes a chegar aos 8 bilhões de habitantes. De acordo com as estimativas da ONU, isso vai acontecer nos próximos dias. Até 2050 poderemos chegar a 9,7 bilhões. Quanto maior a população, maior o consumo de água, alimentos e energia. Por isso é fundamental para o futuro do planeta a conscientização sobre a demanda pelos recursos naturais. A tendência é que a pressão sobre a Terra seja superior à capacidade de regeneração dos ecossistemas.
Os hábitos que adotamos diariamente, seja como indivíduos, empresas ou instituições, têm impacto direto sobre o uso dos recursos disponíveis no planeta. Em relação às mudanças climáticas, por exemplo, para evitar que o aumento da temperatura média global chegue a 2ºC até o final deste século, frente à emissão desenfreada de gases de efeito estufa, a pegada de carbono média anual por pessoa precisa ficar abaixo de 2 toneladas até 2050. Nos Estados Unidos, essa média é de 16 toneladas por pessoa, uma das taxas mais altas no mundo.
Na medida certa, os gases de efeito estufa criam o efeito para manter o calor no planeta e conservar a temperatura ideal para suportar vida. Mas a concentração excessiva desses gases na atmosfera tem efeito nocivo e contribui para o aumento da temperatura e o aquecimento global.
A quantidade de gases de efeito estufa está relacionada ao nosso estilo de vida, ao nosso modo de produção, consumo e descarte. A alimentação que adotamos, os meios de transporte que escolhemos, tudo isso pode cooperar para o aumento ou redução das emissões, o que implica diretamente na nossa pegada, seja de carbono, ecológica ou hídrica, como vamos ver abaixo.
Pegada de Carbono: É calculada com base na quantidade de emissão de gases de efeito estufa pelas atividades humanas no planeta. São gases como dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso, clorofluorcarbonos, ozônio e vapor d’água. A conta inclui as emissões que têm origem na produção, no uso e no descarte de produtos ou serviços. A medição é feita a partir da multiplicação dos dados de consumo de cada atividade pela fonte de emissão em relação ao gás ou combustível usado. Existem algumas calculadoras disponíveis na internet que consideram três pilares principais: energia, transporte e estilo de vida.
Pegada ecológica ou ambiental: É um mecanismo que contabiliza a pressão do consumo da população humana sobre os recursos naturais. Medida em hectares globais (gha), permite a comparação entre diferentes padrões de consumo e indica se estão dentro da capacidade ecológica do planeta. A Pegada Ecológica contabiliza os recursos naturais biológicos renováveis (grãos e vegetais, carne, peixes, madeira e fibras, energia renovável etc.), segmentados em Agricultura, Pastagens, Florestas, Pesca, Área Construída e Energia e Absorção de Dióxido de Carbono (CO2).
Pegada hídrica: É um indicador ambiental que mede o volume de água doce (litros ou metros cúbicos) usado direta ou indiretamente ao longo da cadeia de produção de um bem de consumo ou serviço. O cálculo considera a quantidade de água consumida e poluída durante o processo. Com esse índice, podemos medir a quantidade de água doce necessária para produzir alimentos e outros produtos, além de traçar estratégias para o uso inteligente desse valioso recurso natural. A medição da pegada hídrica de um país está atrelada a alguns fatores como: volume total de consumo, padrão de consumo, clima e práticas agrícolas.