Entenda as diferentes denominações que envolvem a região e como usá-las
Tão admirado quanto cobiçado, o bioma amazônico chama a atenção de lideranças econômicas, políticas e ambientais do mundo todo. Afinal de contas, cerca de 40% das floresta tropicais do mundo estão nessa região, com uma biodiversidade gigante que se espalha por nove países. No entanto, seja por um lado, seja por outro, é quando se fala sobre essa área é mais que necessário entender do que exatamente se trata, se é bioma, se é floresta ou mesmo se é o estado. Para jogar um pouco mais de luz nessa história e evitar confusões, o Dicionagro traz aqui as definições do que é o que nessa relação.
Amazônia – É um grande bioma que se estende por nove países – Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa e Suriname – e ocupa uma área superior a 6,74 milhões de km2, sendo que 60% estão em território brasileiro, que abriga cerca de 40% das florestas tropicais do mundo e milhares de espécies vegetais e animais. A Amazônia é o maior bioma do País, envolve a Floresta Amazônica e a bacia hidrográfica do Rio Amazonas e se estende pelos estados de Acre, Amapá, Amazonas, Pará e Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia e Tocantins. São 4,19 milhões de km2, aproximadamente 40% do território nacional.
Amazônia Legal – Instituída em 1953, durante o governo de Getúlio Vargas, a Amazônia Legal surgiu pela necessidade de se planejar o desenvolvimento econômico da região. A área total tem mais de 5,1 milhões de km2 e abrange 808 municípios dos estados de Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins, na Região Norte; além de Mato Grosso (Centro-Oeste) e Maranhão (Nordeste). A Amazônia Legal contém 3,7 milhões de km2 de área de cobertura natural (82% do Brasil todo).
Floresta Amazônica – Embora os índices de grandeza possam até se confundir com os dados gerais da Amazônia, é a floresta que está dentro do bioma. Com uma extensão aproximada de 5,5 milhões de km2, a Floresta Amazônica é a maior floresta tropical do mundo e está distribuída por nove países: Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname, Venezuela e Brasil. A maior parte (60%) fica em território brasileiro, nos estados de Amazonas, Acre, Amapá, Pará, Rondônia e Roraima.
Amazonas – Este é o nome do maior estado brasileiro em dimensão territorial, que vem da palavra indígena “amassunu” e significa “ruído de águas” ou “água que retumba”. Localizado na Região Norte, o Amazonas tem 62 municípios e 1,56 milhão de km2, isso representa mais de 18% do território nacional. A área urbanizada cobre 669,46 km2 e a população amazonense soma 4,27 milhões de pessoas. Os dados são do IBGE.
Fonte: IBGE, Embrapa, Amazônia Legal em Dados, Ipea, Ambiente Brasil