Você está familiarizado com as siglas que são usadas no universo da tecnologia e da inovação? Conheça algumas delas
Dentro da fazenda, muitas vezes, usa-se termos que quem é do meio urbano não conhece. Cada atividade possui um jargão próprio, que pode ser bastante fácil para quem é da área, mas que muitas vezes dificulta a compreensão para quem é de fora.
Por isso, com a presença cada vez maior da tecnologia na produção agropecuária, entender um pouco mais do vocabulário dos chamados “geeks” (gíria em inglês usada para os fanáticos pelo mundo digital) pode ajudar a compreender melhor também as inovações e as soluções que podem ser úteis na gestão de uma propriedade rural.
Clique aqui para ler a primeira parte de Dicionagro – O Agro é Tech.
A seguir, conheça o significado de algumas siglas usadas frequentemente no universo AgTech:
– APP: Talvez você conheça essa sigla como Área de Preservação Permanente, mas no mundo da tecnologia o sentido é outro. É usado como abreviação para application, termo em inglês que deu origem, em Português, à palavra aplicativo. Trata-se de um programa desenvolvido para executar uma função específica no seu dispositivo, seja móvel ou fixo.
– BI: é a sigla para Businness Intelligence, ou inteligência de negócios, usada para uma categoria de softwares e serviços que ajudam na visualização e na análise de indicadores de um negócio, permitindo extrair visões simplificadas de dados complexos.
– B2B: é a expressão utilizada para identificar operações entre duas empresas. Resume o termo businness to business (de um negócio para outro, em uma tradução literal).
– B2C: seguindo a mesma lógica, a sigla indica uma transação entre uma empresa e o consumidor final (business to consumer).
– BPS: medida da velocidade de transmissão ou recepção de dados em uma rede, significa bit por segundo. Um bit, por si só, é outra sigla importante, unindo as palavras binary digit (dígito binário). O bit é a menor unidade de medida de dados utilizada na informática.
– CRM: sigla para customer relationship management, ou gerenciamento de relacionamento com o cliente, como normalmente são conhecidos os sistemas de gestão com foco no cliente, que integram e organizam uma série de processos e tarefas comerciais de uma empresa.
– CTO: Chief Technology Officer, principal executive da área de tecnologia de uma companhia.
– CVC: Os corporate venture capitals são fundos de investimentos criados por corporações para aplicarem capital de risco em startups, geralmente em estágio inicial.
-ERP: forma reduzida para enterprise resource planning (planejamento de recursos da empresa). Trata-se de uma solução de gestão empresarial cuja função é unificar os sistemas de diversas áreas de uma companhia.
-IOT: é a internet das coisas (internet of things), nome dado à conexão de objetos, sensores e máquinas com a internet.
– MVP: é como as startups chamam as versões iniciais, mais básicas, de seus produtos. A sigla resume a expressão minimum viable product (produto mínimo viável), desenvolvidos com poucos recursos para uma fase de testes e validação, sendo suficiente para demonstrar a aplicação prática da ideia.
– POC: forma curta para proof of concept (prova de conceito), é uma etapa do desenvolvimento de um produto em que são feitos testes para demonstrar que o seu conceito é viável e que pode passar à próxima fase, o produto mínimo viável (MVP).