Neste dia 5 de setembro, o Brasil celebra o Dia da Amazônia, uma data que nos convida a refletir sobre a importância vital desse bioma para o país e o mundo. A região abriga cerca de 10% da biodiversidade do planeta, com milhões de espécies de plantas, animais e micro-organismos.
O bioma desempenha um papel fundamental na regulação do clima global e na produção de água doce. Além disso, a floresta amazônica é um dos maiores reservatórios mundiais de carbono.
Contudo, a região enfrenta uma série de problemas, como o desmatamento, a perda de biodiversidade e diversas questões ambientais que geram muitos ruídos e poucos resultados práticos para quem depende da Amazônia para viver e manter suas atividades em harmonia com a floresta, como os povos originários, ribeirinhos, produtores e a população urbana.
Em meio a desafios como esses, projetos que visam a produção responsável ganham destaque nesta data e reforçam o compromisso do agronegócio com o desenvolvimento equilibrado no bioma.
Uma dessas iniciativas é o Projeto Valorizar para Transformar, realizado pela Produzindo Certo junto com a ONG Aliança da Terra e com o aporte financeiro da Bezos Earth Fund, fundo de investimentos filantrópicos.
O projeto tem como objetivo apoiar a pecuária sustentável em até 300 fazendas no Pará, cerca de um milhão de hectares de terras privadas, por meio da assistência técnica socioambiental.
O estado, que é um dos principais que compõe o bioma, tem o segundo maior rebanho bovino do Brasil e, por isso, carrega grandes oportunidades para a pecuária local.
A iniciativa surge para auxiliar os produtores de carne, leite e couro do Pará a permanecerem na atividade, atualizando seu papel no mercado, valorizando sua trajetória e participando do maior momento de transformação da pecuária nacional.
“A intenção é produzir certo, para maior rentabilidade da atividade, das pessoas e do meio ambiente”, disse a Head de Pecuária da Produzindo Certo, Carolina Barretto.
Nova rodada de divulgação e prospecção pelo Pará
Entre os dias 14 e 29 de agosto, a equipe da Produzindo Certo percorreu seis cidades paraenses, cerca de 4 mil quilômetros, para apresentar em reuniões e eventos o Projeto Valorizar para Transformar aos produtores e lideranças do agro no estado.
As cidades visitadas foram Redenção, Rio Maria e Xinguara, Altamira, Marabá, Paragominas e Tucuruí. Além de encontros nos sindicatos rurais, a Produzindo Certo participou de eventos como a Exposição Agropecuária de Marabá e o 1º Encontro da Comissão das Mulheres do Agro de Tucuruí.
Outra iniciativa importante apresentada durante esse novo tour pelo estado foi o Programa Estadual de Incentivos ao Carbono Florestal, encabeçado pelo Earth Innovation Institute (EII) e apoio do Land Innovation Fund.
“Foi mais uma rodada para conhecer diferentes regiões e para entender a realidade e as necessidades de quem já está no estado fazendo pecuária acontecer há muitos anos. Temos que respeitar o que foi feito até aqui e agregar ferramentas e processos que possam valorizar mais e melhor a atividade pecuária no estado”, explicou Carolina Barretto.
Segundo ela, os produtores e produtoras do Pará têm demonstrado grande interesse no projeto Valorizar para Transformar, muitos estão de cadastrando para participar, e a coleta de dados já começou em algumas propriedades. Nove estão em análise para a entrega do diagnóstico socioambiental.
“Essa rodada de encontros, foi muito importante para estar mais próximo do produtor(a), e ajudar a pensar na melhor estratégia de atuação. A intenção agora é trabalhar em cima de uma lista de prospectes e começar a bater porteira, ir à campo mesmo, a fim de fazer o negócio acontecer”, contou.
Como o projeto vai funcionar
Com uma metodologia exclusiva, os produtores participantes terão acesso a uma visita técnica gratuita para a aplicação do Protocolo Produzindo Certo, que indicará o status socioambiental e produtivo das propriedades.
Por meio de um diagnóstico personalizado, eles poderão tomar decisões mais assertivas diante de um cenário baseado em dados.
Todas as propriedades receberão um plano de ação sob medida e, conforme o interesse de cada uma, poderão se comprometer com melhorias pensando em aumento de produtividade e lucratividade.
Os produtores participantes também vão ter acesso ao aplicativo Eu Produzo Certo. Nele, o proprietário pode acessar seu diagnóstico sempre que quiser, de forma fácil e descomplicada, acompanhar o score da propriedade durante cada etapa do seu plano de ação, enviar evidências, emitir o certificado e ter acesso a notícias e oportunidades de negócios.
“Nossa proposta é estar ao lado do produtor, para que ele possa escolher caminhos que levem a eficiência produtiva, podendo participar das melhores oportunidades do mercado da carne, leite e couro, com protagonistas da cadeia produtiva”, completou Carolina.
Ficou interessado?
Entre em contato com a Produzindo Certo: WhatsApp: +55 (62) 98161-0034