Produzindo Certo lança novas ferramentas digitais que permitem uma visão mais completa da situação socioambiental das fazendas e contribuem a democratização da assistência técnica em sustentabilidade para o agro
A partir do próximo ano, empresas clientes da Produzindo Certo terão uma ferramenta a mais para acompanhar a evolução dos indicadores socioambientais das propriedades da Plataforma Produzindo Certo (PPC) que integram sua rede de fornecimento. Elas poderão acessar um ambiente digital interativo desenvolvido especialmente para esse fim, permitindo que eles visualizem as informações em tempo real.
O ambiente apresenta um dashboard em que os gestores das empresas poderão visualizar dados como o score socioambiental das propriedades de sua rede de forma simples e intuitiva. Através de tecnologia geoespacial, eles terão acessos a mapas localizando as propriedades e, então, poderão dar zoom e acessar as informações e estatísticas de cada uma delas – desde que as fazendas autorizem previamente – ou de um grupo. Será possível também filtrar as informações desejadas, permitindo uma análise mais clara da cadeia.
“É mais um passo que damos para oferecer uma visão completa das propriedades rurais da nossa plataforma” afirma Charton Locks, diretor de Operações da Produzindo Certo. “Com os investimentos em tecnologia, conseguimos dar mais agilidade às análises, integrando todas as etapas do trabalho das nossas equipes, da coleta de dados em campo à coordenação das cadeias pelo setor corporativo”,
Aplicativo coletor
Os avanços de fato, têm ocorrido em todas as frentes. Uma nova versão do aplicativo coletor, ferramenta que os especialistas da Produzindo Certo utilizam para inserir dados em suas visitas às propriedades rurais, está em fase final de testes e deve estar operacional a partir de janeiro. O app foi desenvolvido dentro do escopo do projeto realizado em parceria com o Land Innovation Fund (LIF) – fundo criado pela norte-americana Cargill, com gerenciamento da Chemonics International, para apoiar e financiar iniciativas dedicadas à produção responsável de soja na América Latina – com o objetivo de democratizar o acesso do produtor rural à assistência técnica em sustentabilidade.
Os primeiros a utilizarem o aplicativo serão os técnicos da Produzindo Certo. Mas ele será também disponibilizado a extensionistas rurais de todo o Brasil que participarem e forem aprovados em cursos de qualificação oferecidos pela Produzindo Certo e pelo LIF. “A cada mês, a partir de janeiro próximo, teremos uma turma sendo qualificada em diferentes cidades do Cerrado”, afirma Locks. “Uma vez que estejam habilitados, os extensionistas poderão realizar, usando essa ferramenta, diagnósticos socioambientais e planos de ação de melhorias seguindo o protocolo da Produzindo Certo. Isso permitirá expandir a cultura da produção responsável”.
Eu Produzo Certo
As duas novidades coroam um ano de forte investimento em tecnologia pela Produzindo Certo. “Continuamos implementando melhorias nos nossos sistemas de maneira a garantir a segurança dos dados, compliance com a LGPD e agilidade nos processamentos”, diz Locks.
Em março passado a empresa havia lançado o app Eu Produzo Certo, primeira ferramenta de contato digital com os produtores da PPC. Além de apoiar a gestão ambiental das propriedades, o app aproxima ainda mais os produtores da PPC das oportunidades de negócios verdes oferecidas pela Produzindo Certo e seus parceiros. A aplicação permite ao produtor acessar o diagnóstico socioambiental de sua fazenda, seu score socioambiental, inserir informações e evidências de melhorias realizadas, além de emitir seu certificado Produzindo Certo no momento das suas conexões comerciais. O aplicativo já está disponível em Android e IOS.