Time de especialistas da Produzindo Certo dá as diretrizes e assistência para o produtor definir os prazos e as prioridades para fazer as adequações socioambientais na sua propriedade
Um dos principais diferenciais do trabalho da Produzindo Certo é a elaboração de um Plano de Ação para cada propriedade avaliada pela empresa. Como o próprio nome diz, trata-se de um documento que vai listar, a partir do que foi identificado no diagnóstico socioambiental da fazenda, todas as medidas que o proprietário precisa tomar para melhorar o que já está bom e ajustar o que ainda necessita ser adequado para que tudo fique em conformidade com as exigências legais e eventuais protocolos de certificação, caso seja esse o objetivo do produtor.
Elaborado a quatro mãos pelo produtor e a equipe da Produzindo Certo, o Plano de Ação leva em conta esse objetivo, mas também a capacidade de execução de cada propriedade. Assim, é desenhado sob medida para que a fazenda viva, a partir de então, um processo de melhoria contínua, sem comprometer as suas finanças.
Tudo começa com a visita do técnico da Produzindo Certo à propriedade. O primeiro contato presencial permite que seja feito um diagnóstico profundo, com base nas avaliações técnicas e também na documentação apresentada.
Com essa análise é possível traçar detalhadamente três perfis para a fazenda: o ambiental, o social e o produtivo. O primeiro levanta todas as informações sobre licenciamento, Cadastro Ambiental Rural (CAR), cuidado com o solo, a água, entre outros. O segundo avalia, por exemplo, as condições de moradia e a necessidade de treinamento dos funcionários. E o último, dados de infraestrutura, armazenamento de agroquímicos, etc.
Assistência técnica personalizada
“A primeira visita é de coleta de dados e a segunda, de entrega de diagnóstico e preenchimento do plano de ação. É quando o produtor recebe uma assistência técnica personalizada”, destaca Charton Locks, COO da Produzindo Certo.
O plano de ação resume de forma objetiva todas as adequações que são necessárias. A partir daí, o produtor conta com o acompanhamento e a assistência técnica da Produzindo Certo para definir os prazos e as prioridades e colocar as ações propostas em prática.
“A gente pontua, dá todas as orientações, mas não é a gente que determina, que executa”, explica a gerente operacional da Produzindo Certo, Cristhiane Simioli. “Muitas vezes o produtor não vai fazer um plano de ação e executar tudo de uma vez. Então, ele tem todo o apoio técnico para ajudá-lo a priorizar as ações, tendo em vista o seu objetivo. Se o objetivo dele é alcançar determinado mercado ou certificação, a gente sabe quais são os pontos que ele deve priorizar”, conta Aline Locks, CEO da empresa.
Acesso em tempo real na Plataforma
As adequações nem sempre precisam ser complexas ou de difícil solução. As inconformidades podem ir desde uma simples falta de sinalização em uma determinada área até a necessidade de recuperação de uma Área de Preservação Permanente (APP). Após a segunda visita à propriedade, o técnico da Produzindo Certo insere o plano de ação, preenchido junto com o produtor, na plataforma e começa a acompanhar e a registrar as adequações.
“Conforme o produtor demonstra evidências de que aquele compromisso já foi adequado, o nosso time já vai atualizando o status de ‘não conforme’ para ‘conforme’ dentro do painel da fazenda na plataforma. Com isso, já melhora o score socioambiental da fazenda”, detalha Charton.
A partir da primeira visita, o processamento dos dados e a elaboração dos documentos é praticamente automática. Em um dia, no máximo, já é possível acessar tanto o diagnóstico quanto o plano, que posteriormente é entregue em mãos ao produtor e, em breve, estará disponível também no aplicativo que a Produzindo Certo lançará nas próximas semanas. Com o plano bem definido, cumpri-lo é só uma questão de tempo. “A maioria dos produtores que fazem parte da Produzindo Certo realiza as adequações das fazendas no prazo de 1 a 3 anos”, finaliza Cristhiane Simioli.
Confira aqui outros conteúdos da seção Conheça a Plataforma.