Novo aplicativo coletor de dados muda a rotina da equipe, agiliza e dá mais confiabilidade às análises da Produzindo Certo
Quando um técnico da Produzindo Certo visita uma propriedade, sempre acontece uma colheita. Ele reúne informações e evidências que ajudarão a empresa a fazer o diagnóstico socioambiental da fazenda ou acompanhar as melhorias feitas de acordo com o previsto no plano de ações elaborado para aquele local. São dados, documentos, imagens e outras anotações sobre cerca de 70 diferentes indicadores, fundamentais para formar um retrato preciso dos pontos positivos e dos que ainda precisam ser melhorados.
Durante muito tempo, toda essa colheita de dados era feita na unha, com os dados sendo anotados à mão e posteriormente transferidos, também de forma manual, para relatórios e para a Plataforma Produzindo Certo. “A gente passava o dia todo no campo e, quando encerrava o expediente, ainda tinha de preencher a plataforma”, conta o engenheiro ambiental Fabio Coelho, um dos mais antigos integrantes da equipe técnica da empresa. “Tínhamos de retornar, fazer revisão, ver se não tinha erro ou discrepância de dados. Isso sempre tomava muito tempo e tinha muito retrabalho”.
Desde o início de fevereiro passado, esse cenário mudou. Agora, ao chegar em uma fazenda, o técnico da Produzindo Certo apenas saca o celular ou um tablet e abre um aplicativo. Não importa se existe ou não conexão. A partir de então, cada informação coletada, inclusive na forma de imagens, é inserida na hora em um ambiente customizado especialmente para esse fim.
O aplicativo coletor é a mais nova ferramenta da Plataforma Produzindo Certo para dar mais agilidade a confiabilidade às análises feitas pelas equipes de campo da empresa. “É uma revolução para quem executa o trabalho”, diz agroecólogo Jaime Dias. “É muito intuitiva e conseguimos preencher com muita facilidade. No fim do dia, quando tem conexão, é só transferir os dados para a plataforma.”
Segundo Charton Locks, diretor de Operações da Produzindo Certo, o aplicativo é um sonho antigo que foi realizado. Desde 2011 a empresa fez várias tentativas de desenvolver, junto a parceiros, uma ferramenta que fosse versátil e capaz de atender às necessidades de seu time. A solução acabou surgindo dentro de casa.
Marcos Vinícius, responsável pela área de TI, e Cristhiane Simioli, gerente da equipe técnica, desenvolveram a quatro mãos o aplicativo, tendo como base a aplicação Survey123, da ArcGys, especializada em soluções para coleta e análise, capaz de funcionar online e offline e que suporta a inclusão de vários formatos de informação, inclusive fotos georreferenciadas, indicando latitude, longitude e até altimetria do ponto fotografado.
Eles transportaram para dentro do aplicativo todo o detalhado formulário de avaliação aplicado nas propriedades pela Produzindo Certo. Hoje, os técnicos podem acessar duas versões dos protocolos praticados pela empresa: o da própria Plataforma Produzindo Certo (PPC) ou o customizado para o projeto Responsibel Leaf, realizado pela empresa em parceria com a Philip Morris Brasil. “O fato de podermos incluir ou editar diferentes protocolos, inserindo novos campos com as especificidades de cada projeto, foi outro ponto fundamental para que escolhêssemos essa solução”, afirma Vinícius.
Atualmente, os técnicos já podem preencher qualquer informação e anexar imagens diretamente no app e posteriormente fazer a migração para a PPC. Em breve, os dois ambientes serão automaticamente integrados. “Os relatórios já saem prontos da fazenda. À noite é só enviar para a plataforma”, afirma Dias.
Trabalhando no Rio Grande do Sul, a mais de 2 mil quilômetros de distância da sede da empresa, que fica em Goiânia, Dias conta que o aplicativo tem trazido outros benefícios, inclusive de imagem, para a companhia. “É bem vista pelo produtor, que se impressionam com o fato de que os dados já estarão disponíveis para análise no dia seguinte, pelos parceiros comerciais e principalmente pela gente”.
A entrada no ar do aplicativo coincide com o início de uma nova fase de crescimento na empresa, que tem projetado um crescimento do número de propriedades cadastradas na plataforma de 1,5 mil para 5,3 mil em dois anos. “A ferramenta é fundamental nesse sentido, porque nos permite engajar rapidamente novos técnicos” diz Locks. A complexidade das informações coletadas exigia, na era analógica, uma equipe mais sênior e com muitas horas de treinamento, para minimizar a chance de erros e garantir a confiabilidade dos dados analisados.
Agora, na fase digital, a tecnologia vai reduzir os tempos de treinamento e facilitar a verificação do que foi incluído na plataforma. A primeira experiência nesse sentido comprovou o acerto na escolha da tecnologia. Para o treinamento de novos técnicos para o projeto Responsible Leaf, por exemplo, a empresa tinha estimado, com base no histórico do tempo do papel, um prazo de duas semanas. O aplicativo mudou essa perspectiva. “No terceiro dia eles já estavam caminhando sozinhos”, conta Coelho.