Como as tecnologias de Inteligência Artificial podem moldar o futuro do agronegócio? - Produzindo Certo
Publicado em
Como as tecnologias de Inteligência Artificial podem moldar o futuro do agronegócio?

O aumento da demanda global por alimentos está criando novas pressões econômicas e oportunidades para os agricultores brasileiros, ao mesmo tempo em que a indústria agrícola enfrenta a pressão dos “Bio Consumidores” para adotar práticas mais sustentáveis em toda a cadeia.

Em meio a este cenário, as novas tecnologias como a Inteligência Artificial, são ferramentas poderosas para enfrentar esses desafios e melhorar a eficiência e a eficácia em toda a cadeia de valor da agricultura.

Recentemente o artigo “Agriculture Practice – From bytes to bushels”, da McKinsey, apontou que a combinação da IA analítica com a IA Generativa, tem o potencial de desbloquear um valor econômico de mais de $100 bilhões na produção agrícola e $150 bilhões nas operações das empresas do agro.

Esse valor é derivado da melhoria da economia nas fazendas, como custos de mão de obra e insumos, e no aumento da produtividade e eficiência operacional nas empresas.

De olho nas tendências para essa área, o CTO da Produzindo Certo, Leonardo Pinheiro, listou as principais  tecnologias e inovações que estão ajudando os produtores e as indústrias através da inteligência artificial. Confira!

Cropin Sage: Plataforma de Inteligência Agrícola com IA para maximização de rendimentos e sustentabilidade

O Cropin Sage é uma plataforma de inteligência agrícola movida por IA, projetada para transformar dados não estruturados em insights acionáveis. Utilizando modelos de IA analítica e generativa, a plataforma permite simular cenários futuros, otimizando práticas agrícolas e maximizando rendimentos. Com ferramentas como o Google Gemini e o Cloud SQL, o Cropin Sage processa consultas em linguagem natural, convertendo-as em consultas SQL para extrair dados relevantes.

Essa inovação oferece benefícios tangíveis, como tomada de decisão informada, visibilidade global para aquisições e seleção otimizada de culturas. Ao suportar uma ampla gama de dados, desde padrões climáticos até propriedades do solo, o Cropin Sage capacita empresas agrícolas, governos e instituições financeiras a tomar decisões fundamentadas, garantindo a segurança alimentar e a sustentabilidade.

Saiba mais aqui!

_______________________________________________________________________

Avanços revolucionários em IA no setor agrícola com Ag Assistant

O Powering Ag Assistant é um modelo GenAI treinado em uma riqueza de dados agronômicos proprietários abrangendo vários anos de inteligência de safras sazonais coletadas de campos em todo o território continental dos EUA, em conjunto com fontes adicionais de dados, como mapas meteorológicos, dados de máquinas, relatórios de pesquisa universitária e estudos de produtos específicos do setor.

O escopo deste rico conjunto de dados de treinamento, cuidadosamente selecionado e validado, dota este modelo com capacidades que não estão disponíveis em outros modelos genéricos (não agrícolas).

Saiba mais aqui!

_______________________________________________________________________

Nova tecnologia no horizonte – “verde sobre verde”

A agricultura de precisão está em constante evolução , com avanços contínuos na visão computacional de IA, especificamente no campo da tecnologia “ verde sobre verde ” . Em anos anteriores, a tecnologia “verde sobre marrom” era amplamente difundida. Este sistema poderia identificar ervas daninhas nos campos de pousio e tratá-las por meio de pulverização localizada, contando com diferenças de cor para distinguir entre zonas com ervas daninhas e limpas.

Em contraste, a tecnologia “verde sobre verde” diferencia entre ervas daninhas e plantas cultivadas com base nas características morfológicas das folhas e outros fatores visuais. Este sistema pode detectar ervas daninhas em plantações verdes.

Saiba mais aqui!

_______________________________________________________________________

Os 7 maiores negócios de robótica agrícola de 2024 até agora

O setor de robótica agrícola mostrou resiliência em 2024, lançando produtos inovadores, apesar de um ano difícil para a arrecadação de fundos. No primeiro semestre de 2024, o setor arrecadou quase US$ 399 milhões, uma queda de 21,1% em comparação com o mesmo período de 2023.

Essa diminuição segue a tendência de contração geral dos investimentos em agrofoodtech nos últimos 18 meses. Os produtores estão cada vez mais investindo em automação devido aos custos e escassez de mão de obra.

Empresas como Stout, Carbon Robotics e Verdant Robotics têm se destacado no mercado, focando em tarefas como capina, plantio e desbaste. A evolução no uso de sensores e IA promete expandir as capacidades dos robôs agrícolas em breve.

Saiba mais aqui!

_______________________________________________________________________

John Deere vence prêmio de produto da CropLife IRON com  See & Spray Ultimate

O See & Spray Ultimate da John Deere, ganhou o prêmio Produto do Ano pela CropLife IRON. O sistema utiliza Inteligência Artificial através de visão computacional para pulverizar herbicidas de forma direcionada, reduzindo o uso de produtos em mais de dois terços.

Com câmeras a cada metro do braço de pulverização, ele detecta e trata ervas daninhas com precisão, melhorando a eficiência e reduzindo custos para os agricultores. A tecnologia também permite uma melhor gestão de resistência a herbicidas e otimização do controle de plantas.

Saiba mais aqui!