Em 2024, a Produzindo Certo aportou de vez no Pará. Em parceria com outras instituições, a empresa participa de duas iniciativas desenvolvidas especificamente para o agronegócio do estado.
Uma delas é o projeto Valorizar para Transformar, realizado junto com a ONG Aliança da Terra e com o aporte financeiro da Bezos Earth Fund, fundo de investimentos filantrópicos, que visa apoiar a expansão da pecuária responsável em até 300 fazendas paraenses.
Outra iniciativa é o Programa Estadual de Incentivos ao Carbono Florestal, encabeçado pelo Earth Innovation Institute (EII) e apoio do Land Innovation Fund.
O objetivo inicial é elaborar, por meio do engajamento do setor produtivo, um subprograma de incentivos para conciliar o aumento da produtividade e produção da pecuária com a conservação florestal.
Foram esses projetos que as equipes da Produzindo Certo e do EII foram apresentar em diversos encontros e reuniões realizados com instituições, lideranças e sindicatos rurais do Pará nas últimas semanas.
Entre os dias 26 e 28 de maio, em Belém, as reuniões foram com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS), com a Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (FAEPA), e com algumas entidades de classe da pecuária como a Associação de Criadores do Pará (Acripará), a Associação Paraense Pecuária Forte (APPF) e a Associação Rural da Pecuária do Pará (ARPP).
“Nosso projeto aqui no Pará é apoiar o setor produtivo, um setor importante, só na pecuária são mais de 26 milhões de cabeças de gado aqui no Estado e para termos sucesso nessa meta audaciosa, precisamos ganhar a confiança do setor produtivo e colaborar com o Estado para a venda de créditos de carbono a nível estadual através do mecanismo REDD+ Jurisdicional”, disse o diretor executivo do EII, Daniel Nepstad, que participou dos encontros.
Para head de pecuária da Produzindo Certo, Carolina Barretto, as reuniões foram positivas. “A reunião foi ótima, com bastante adesão por parte da diretoria da FAEPA e alguns encaminhamentos importantes”, contou ela.
“Nosso objetivo é elevar os indicadores de sustentabilidade das fazendas, elevar a performance socioambiental dos produtores. Essa é a meta central do projeto. E estamos buscando também parcerias para levar assistência técnica nas questões produtivas, para ajudar o produtor a produzir melhor, auxiliar na recuperação dos pastos degradados e no manejo”, reforçou Carolina.
Comunicação com todos os elos do setor
Além de falar com representantes do governo e com as entidades de classe, foi possível levar as iniciativas também aos produtores rurais do estado.
Na primeira semana de junho, a head de pecuária da Produzindo Certo participou do 61º Encontro Ruralista, realizado pela FAEPA.
Com o tema “Agro 4.0: tecnologia, inovação e comunicação”, o evento reuniu lideranças do setor agropecuário, especialistas e produtores para debater os avanços e desafios do agronegócio no Pará e no Brasil.
A oportunidade foi perfeita para falar do projeto Valorizar para Transformar. “O balanço é bem positivo. A gente teve a oportunidade de estar com a maioria dos sindicatos rurais do estado. Fomos bem recebidos, e o projeto chamou atenção, principalmente da Comissão das Mulheres do Agronegócio do estado, pois as mulheres possuem a visão mais integrativa da atividade. Aos poucos estamos construindo uma relação de confiança e entrega”, contou Carolina Barretto.
A partir do evento surgiram mais parcerias e alguns produtores sinalizaram o interesse em participar do projeto, querendo saber mais a respeito. “Demos início a um pré-cadastro, para organizar melhor as visitas de campo, de acordo com cada região, já que o Pará é enorme”, disse ela.
“O nosso estágio atual é de construção, estamos fortalecendo nossas relações no estado, pedindo licença para colocar as botas na Amazônia, e fazer com que os produtores sejam valorizados pela atividade sustentável que já exercem”, explicou a head de pecuária.
Os próximos passos são fortalecer a identidade do projeto nas principais regiões de pecuária, apresentando a equipe que vai atuar diretamente com os produtores do estado e estabelecer o cronograma de trabalho. As visitas serão iniciadas nos próximos dias.
“Vamos formalizar o que já existe e trazer mais produtores para esta realidade. Em março, tivemos um treinamento com técnicos e teremos outro entre o final de junho e o começo de julho”, adiantou Carolina.
Em julho, será divulgado o cronograma de eventos em que a Produzindo Certo estará presente no segundo semestre. Fique atento, produtor do Pará!
Com informações do Earth Innovation Institute (EII)
Ficou interessado em conhecer ou se cadastrar para o projeto Valorizar para Transformar os projetos? Entre em contato com a equipe da Produzindo Certo.
Leia também:
O desafio da pecuária responsável na Amazônia – Produzindo Certo
A (r)evolução do Pará – Produzindo Certo