A pesquisa desempenha um papel crucial no agronegócio, pois impulsiona a produtividade e a sustentabilidade das atividades agrícolas.
Através de inovações tecnológicas e avanços científicos, os produtores rurais têm acesso a ferramentas e métodos que otimizam o uso de recursos, aumentam a resistência a pragas e doenças, e melhoram a qualidade dos cultivos.
O papel da pesquisa no campo, inovação e agricultura regenerativa são os temas do mais novo episódio do Flashcast, que este mês recebeu a produtora rural Wendy Peters, parceira há anos da Produzindo Certo.
Formada em Relações Internacionais, ela conta que caiu de paraquedas no agronegócio, pois, junto com o irmão e a mãe, precisou assumir os negócios da família a partir de 2015, após o falecimento do pai, Andreas Peeters.
Referência em produção sustentável de soja, a família Peters já está há quase 40 anos em Rio Verde, Goiás, onde, entre muitos legados, foi pioneira na adoção do Sistema de Plantio Direto no Cerrado, na década de 1990.
O interesse pela pesquisa e a inovação levaram o pai de Wendy a se associar ao Gapes (Grupo Associado de Pesquisas do Sudoeste Goiano) desde a fundação.
Hoje, 25 anos depois, o grupo segue ativo na realização de pesquisas que ajudam os produtores associados diariamente na tomada de decisão.
“O Gapes foi criado com o objetivo de fazer pesquisa pelos produtores rurais. Porque a pesquisa sempre vinha das empresas e os produtores queriam ter a pesquisa na mão deles”, explicou Wendy durante o bate-papo com Charton Locks, COO da Produzindo Certo, no Flashcast.
Com o passar dos anos o grupo se reinventou e agora também atua em outras frentes, como na realização de pesquisas para grandes instituições e na organização de compras conjuntas.
“O Gapes hoje faz compra também em conjunto, mas com base nas informações que a pesquisa dá. O que a pesquisa prova que realmente funciona nas fazendas a gente acaba tomando a decisão de comprar em conjunto, mas sempre pautados na pesquisa”, disse a produtora rural.
Com cerca de 25 pesquisadores, os estudos do Gapes envolvem várias áreas e os resultados são compartilhados com os produtores associados frequentemente.
“Essas pesquisas são apresentadas semanalmente aos associados para realmente ajudar no processo de tomada de decisão no campo, nas decisões práticas que envolvem as dificuldades diárias”.
Entre os temas estudados atualmente, Wendy destaca a agricultura regenerativa. “É um tema que o Gapes considera relevante. No começo do ano nós fizemos um dia de campo de agricultura regenerativa somente com os associados para mostrar os trabalhos de pesquisa realizados na nossa estação experimental”.
Confira a seguir a entrevista completa com a produtora rural Wendy Peters, no Flashcast.
Ver esta publicação no Instagram