Produtor inserido na plataforma terá acesso a ofertas diferenciadas para venda de grãos ao comprovar o cultivo responsável
Uma parceria recém-fechada pela Produzindo Certo e a Tarken, agtech brasileira que oferece marketplace para trading de grãos, vai permitir que os agricultores com propriedades verificadas pela empresa tenham acesso a ofertas para a comercialização de sua produção direcionadas pela Tarken. Em contrapartida, os compradores que buscarem esses grãos no marketplace poderão ter acesso a produtos com procedência garantida no que se refere ao respeito à legislação e às melhores práticas produtivas e socioambientais, chancelados pelo Selo Produzindo Certo.
Segundo Luiz Tângari, co-Founder da Tarken, essa parceria é voltada a adequação às exigências de seus clientes pelos padrões de sustentabilidade. “Empresas que conquistaram o direito de usar o Selo Produzindo Certo agregam valor ao seu produto por dar transparência à sua cadeia de fornecimento cumprindo com as boas práticas de produção”, conta Tângari.
A ideia é demonstrar transparência na produção, ou seja, comprovar que aquilo foi produzido dentro dos melhores critérios socioambientais. Assim, ao final da cadeia produtiva, o consumidor consegue ter mais informações sobre a origem do que comprou. Já o produtor, ao dar transparência dos seus resultados socioambientais, terá uma vantagem competitiva na comercialização da produção.
Aline Locks, CEO da Produzindo Certo, ressalta que, uma vez fornecida a assistência técnica e realizado o diagnóstico socioambiental na propriedade, o produtor tem uma visão completa sob a ótica socioambiental. O diagnóstico também estabelece um escore socioambiental, que, a partir da análise de mais de 70 critérios, indica, de 0 a 100, o estágio de conformidade dessa propriedade.
O segundo passo, segundo ela, é a elaboração de um plano de ação em que os especialistas da Produzindo Certo ajudam o produtor a organizar a melhoria progressiva e contínua da sua situação socioambiental.
“Com esta parceria, daremos aos produtores rurais, a oportunidade de dar transparência aos seus processos produtivos e aos resultados socioambientais atrelados a cada tonelada de grão, com isso esperamos que eles tenham novos horizontes para sua produção responsável”, complementa Aline.
Conheça a Tarken
Fundada por Luiz Tângari e Carlos Neto, a Tarken oferece um marketplace para a comercialização de grãos. Para precificar commodities, a empresa utiliza Inteligência Artificial na análise de dezenas de fontes de dados públicos. Com o cruzamento destes dados, consegue entregar informações precisas para cada cidade onde há cultivo de grãos em todo Brasil. Recentemente, recebeu um aporte de R$ 19 milhões (US$ 3,5 milhões) em uma rodada liderada pela Monashees e Maya, que incluiu também o fundo Gilgamesh e os investidores-anjo Carlos Garcia, Pierpaolo Barbieri e Gokul Rajaram.
Fonte: Tarken