Cooperados da Castrolanda conquistam certificação RTRS por meio da parceria com a Produzindo Certo
Alcançar uma certificação que comprova que a propriedade cumpre a legislação, tem responsabilidade ambiental, condições adequadas de trabalho e adota boas práticas agrícolas, além de ter uma boa relação com a comunidade. Esse é o grande sonho de muitos produtores e dois cooperados da Castrolanda, uma das maiores cooperativas agroindustriais do Brasil, acabam de conquistar.
Os produtores João Cristiano Kiers, da Fazenda Romi, e Jean Leonard Bouwman, da Fazenda Bom Sucesso, foram os primeiros a receberem a certificação de sustentabilidade da Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS) por meio da parceria da Castrolanda com a Produzindo Certo.
A iniciativa começou em 2019, quando 14 propriedades com perfil para certificação socioambiental foram selecionadas pela cooperativa. “A Produzindo Certo ficou com trabalho de implementar o programa no campo, apoiando os produtores a atingirem os requisitos mínimos para a certificação RTRS, prestando toda orientação técnica necessária”, explica a gerente operacional da Produzindo Certo, Cristhiane Simioli.
A certificação confirma os processos de sustentabilidade nas propriedades rurais, adequando-as às necessidades globais de desenvolvimento. Com ela, os cooperados se tornam aptos a comercializar sacas de soja responsável com empresas e mercados que exigem a certificação, além da venda de créditos RTRS de sustentabilidade.
O evento que marcou a entrega dos certificados aos cooperados – realizado no final de maio – também serviu para que os produtores discutissem sobre o tema junto aos representantes da Castrolanda e da Produzindo Certo. Afinal, a parceria foi renovada e segue com a meta de certificar pelo menos mais quatro propriedades ainda este ano. Outras sete vão receber as visitas de monitoramento das ações executadas e mais seis devem ser incluídas no programa.
“A parceria com a Produzindo Certo foi fundamental para a gente estar na posição que estamos hoje. Sem ela, não conseguiríamos ou demoraríamos muito tempo”, afirma o coordenador de Assistência Técnica da Castrolanda, Rudinei Bogorni. Segundo ele, os produtores buscam a certificação não apenas pela parte econômica, mas por tudo que ela envolve, como critérios sociais e ambientais.
Sobre a RTRS
Fundada em 2006, a Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS) é uma iniciativa internacional pioneira formada pelos principais representantes da cadeia de valor da soja, como produtores, indústria, comércio, finanças e a sociedade civil. A missão é promover o uso e o crescimento da produção sustentável de soja e garantir uma produção ambientalmente correta, socialmente adequada e economicamente viável. Contando com mais de 200 membros em vários países, a RTRS é atualmente o sistema mais confiável e avançado do mercado de soja brasileiro para alcançar a sustentabilidade.
Com informações da Castrolanda