Em busca de mais eficiência na coleta e no processamento das informações socioambientais das propriedades que fazem parte da Plataforma, a Produzindo Certo teve como marco, em 2023, os expressivos avanços em tecnologia.
Sem dúvidas, foi o ano em que a empresa mais investiu na área com melhorias na infraestrutura, realização de treinamentos e novas contratações. A equipe de Tecnologia da Informação (TI) triplicou, chegando a 12 colaborares.
“Os principais avanços foram para melhorar a experiência dos clientes dentro da plataforma e aumentar a velocidade de processamento das informações geoespaciais das propriedades, já que esse ano processamos mais de 10 terabytes de dados em novos servidores”, destacou Leonardo Pinheiro, Head de Inovação e Tecnologia da Produzindo Certo.
Em abril, a grande novidade foi a chegada do aplicativo Eu Coleto Certo. Com o lançamento, orientadores de campo, técnicos agrícolas e ambientais passaram a ter acesso à mais moderna ferramenta para coleta de dados e evidências nas propriedades, visando à realização de diagnósticos e ao posterior monitoramento.
Pensado para a realidade do campo, o aplicativo consegue operar 100% off-line, é totalmente integrado à Plataforma Produzindo Certo (PPC), automatizou a coleta de informações de cerca de 100 indicadores e pode chegar ao preenchimento de até 600 diferentes requisitos.
“A coleta de dados em campo ficou mais ágil e inteligente, mais segura e totalmente automatizada. Os dados coletados em campo são enviados para a plataforma automaticamente, dando mais segurança ao processo”, comemorou Leonardo.
O novo app foi desenvolvido pela equipe de TI da Produzindo Certo, dentro do escopo do projeto realizado em parceria com o Land Innovation Fund (LIF) – fundo criado pela norte-americana Cargill, com gerenciamento da Chemonics International, para apoiar e financiar iniciativas dedicadas à produção responsável de soja na América Latina – com o objetivo de democratizar o acesso do produtor rural à assistência técnica em sustentabilidade.
Eu Produzo Certo
O ano também foi de consolidação do aplicativo Eu Produzo Certo, primeira ferramenta de contato digital com os produtores da PPC, lançada no primeiro semestre de 2022.
Além de apoiar a gestão ambiental das propriedades, o app aproxima ainda mais os produtores das oportunidades de negócios verdes oferecidas pela Produzindo Certo e por seus parceiros.
Com ele, o produtor tem acesso imediato e em qualquer lugar a todas as informações necessárias para realizar adequações, atualizar o score socioambiental de cada propriedade cadastrada, contratar serviços e ainda tem um canal de conexão com oportunidades de negócio que valorizam o agronegócio sustentável. O aplicativo já está disponível em Android e IOS.
Para 2024, uma das metas é aprimorar as ferramentas já disponíveis. “Vamos aperfeiçoar os aplicativos existentes e deixá-los mais inteligentes aplicando Inteligência Artificial, melhorando ainda mais a experiência do produtor e do nosso extensionista de campo”, adiantou Leonardo.
Novas contratações também estão nos planos. “Com a crescente demanda da empresa por novos produtos e novas soluções, no próximo ano vamos crescer a equipe contratando novos talentos para Desenvolvimento, Geotecnologia e Aplicativo”, afirmou o Head de Inovação e Tecnologia da Produzindo Certo